Tecnologia

Google Maps fará alterações para evitar resultados racistas no serviço

Mudança será feita no algoritmo do site

postado em 22/05/2015 13:08
Mudança será feita no algoritmo do site
O Google anunciou nesta sexta-feira (22/5) que fará mudanças no Google Maps após uma polêmica revelada ontem por usuários do serviço: ao buscar termos racistas em inglês, como ;nigga;, o site apontava como resultado tanto a Casa Branca quanto instituições associadas aos negros.

[SAIBAMAIS]Caso o usuários procurasse, por exemplo, pelo termo ;nigga house;, era exibida a Casa Branca, onde trabalha Barack Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Ao digitar apenas ;nigga; ou mesmo ;n****;, o Google Maps mostrava como resultado algumas organizações ou instituições historicamente associadas a minorias éticas.

Após o episódio ser revelado pelo Huffington Post, o Google se pronunciou em nota oficial para pedir desculpas. Nesta sexta-feira, segundo o TechCrunch, foi confirmado que o site fará alterações para que termos racistas não sejam mais capazes de levar a qualquer resultado no Google Maps.

No pedido de desculpas, o Google explicou que o incidente aconteceu porque o Maps utiliza conteúdo de toda a web para cruzar com as pesquisas que são feitas. Ou seja, se uma palavra é comumente associada a outros conteúdos na internet, isso afetará a pesquisa. É algo semelhante ao que aconteceu em 2007, quando a pesquisa no Google pela palavra ;failure; (;falha;, em inglês) mostrava como um dos principais resultados o nome do ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush.

Para que esse tipo de problema não aconteça mais, serão feitas mudanças nos algoritmos do Google Maps, assim como ocorreu em 2007 com o episódio de Bush. ;De forma simplificada: você não deveria ver esse tipo de resultados no Google Maps, e estamos tomando ações para garantir que você não veja;, diz o comunicado da empresa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação