Vilhena Soares
postado em 05/06/2015 07:00
Jogar videogames e tirar fotos são algumas das funções executadas facilmente em smartphones pela tela sensível ao toque. Conquistado graças à tecnologia touch screen, o recurso está prestes a ganhar um complemento: o Acoustruments. A ferramenta criada por cientistas da Disney Research em parceria com pesquisadores da Carnegie Mellon University, ambas nos Estados Unidos, consegue aumentar o número de comandos dos celulares inteligentes por meio de funções sonoras. Entre as vantagens, estão o baixo custo de produção e a possibilidade de incorporar acessórios que aumentem a funcionalidade sem a necessidade de o usuário tocar na área de comando.[SAIBAMAIS]O Acoustruments é feito de tubos de plástico, que podem assumir formas distintas e serem acoplados a outras estruturas, como botões e sensores. ;A ideia foi inspirada por instrumentos de sopro, capazes de produzir sons de forma expressiva apesar da concepção física geralmente simples. Todos os telefones têm um alto-falante e um microfone, que podem funcionar como instrumentos. Nós estamos fornecendo às pessoas uma interatividade tangível por meio desses recursos;, explicou ao Correio Gierad Laput, aluno da Universidade Carnegie Mellon e autor principal do projeto.
Leia mais notícias em Tecnologia
O alto-falante do smartphone produz algumas ;varreduras; de frequências ultrassônicas. Aos serem ligadas ao telefone, as peças da nova ferramenta alteram o sinal acústico emitido, resultando nos comandos. ;Em poucas palavras, o Acoustruments usa canos para obter um ultrassom (inaudível para pessoas) a partir do alto-falante e do microfone. Ao ajustar as propriedades físicas ao longo da tubulação, como o ato de cobrir buracos em uma flauta, o ultrassom é alterado e podemos usá-lo para a interatividade;, explica o criador.
Os tubos de plástico podem ser acoplados a sensores de pressão e movimento e a botões de diversos formatos, possibilitando que o telefone seja controlado com rolamento, apertos ou movido sobre a mesa. Esses recursos poderiam ser usados, por exemplo, como comandos extras em jogos de realidade virtual. ;Com o Acoustruments, dá para adicionar funcionalidade tangível, além do uso da tela de toque convencional. Ele também pode melhorar a interação em dispositivos conectáveis sem a necessidade de montagem sofisticada ou eletrônica;, detalha Laput.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.