A IDC Brasil, consultora de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, revelou que no primeiro trimestre foram comercializados 14,1 milhões de smartphones no Brasil. Houve um aumento de 33% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos três primeiros meses, também foram comercializados 1,2 milhão de feature phones (os celulares comuns), queda de 54%. Os números fazem parte do estudo IDC Mobile Phone Tracker Q1 e ficaram acima das expectativas da consultoria, que previa a venda de 13.5 milhões de smartphones entre os meses de janeiro e março. Porém, nos próximos meses, a IDC acredita que deve haver uma desaceleração por conta da baixa atividade econômica e da alta do dólar.
[SAIBAMAIS]Outra constatação do estudo, é que, os preços dos aparelhos intermediários ficaram de R$ 30 a R$ 60 mais caro, enquanto os tops de linha de R$ 100 a R$ 200. Em relação à faixa de preço, os smartphones intermediários - que custam entre R$ 450 e R$ 999 - foram os mais vendidos, com preço médio de R$ 790. Outra movimentação destacada pela IDC Brasil é em relação ao varejo. Até então, as operadoras, eram as principais responsáveis pelas vendas. Com menores ofertas e subsídios aos consumidores, as empresas estão vendo os compradores migrarem para o varejo físico e on-line.
Para 2015, a empresa previa vendas de 63,5 milhões de smartphones no país. Porém, com o cenário de crise, a expectativa caiu para menos de 58 milhões. Não existe possibilidade de uma projeção maior. Pelo contrário, pode cair ainda mais. Uma alternativa para os fabricantes é convencer quem tem um feature phone a comprar um smartphone e quem já tem um celular inteligente intermediário optar por um modelo mais top de linha. Hoje, de acordo com a IDC, o Brasil ainda tem uma base instalada muito grande de aparelhos comuns - pouco mais de 45% da população ainda tinha esse tipo de celular até o fim de 2014.