Tecnologia

Surgidos no Japão, emojis mudam a forma de se expressar em todo o mundo

Tendência de usar figuras como complemento visual à conversa escrita existe desde o tempo dos primeiros emoticons, símbolos construídos a partir da pontuação do teclado

Roberta Machado
postado em 15/06/2015 11:18
Tendência de usar figuras como complemento visual à conversa escrita existe desde o tempo dos primeiros emoticons, símbolos construídos a partir da pontuação do tecladoUm rosto que chora de tanto rir se tornou uma das formas mais populares de expressar um sentimento. A face amarela com grandes lágrimas nos olhos é o emoji mais usado no Twitter, tendo sido usado em mais de 750 milhões de postagens. Com a popularização da linguagem pictográfica em mensagens de texto, imagens como essa se tornaram parte do cada vez mais extenso vocabulário não verbal, que pode incluir as mais variadas figuras ; de uma dançarina de flamenco a uma expressiva garota de camisa rosa, passando por um conjunto interminável de gatos.

De acordo com o dicionário britânico Merriam Webster, emojis são ;pequenas imagens, símbolos ou ícones usados em campos de texto em comunicações eletrônicas (como em SMS, e-mails e redes sociais) para expressar uma atitude emocional do escritor, transmitir informações sucintas, comunicar uma mensagem brincalhona sem usar palavras;. O termo foi incluído no vocabulário oficial do Webster no último mês, assim como a palavra meme e 1,8 mil outros verbetes.

O termo emoji tem origem japonesa e é resultado da união das palavras nipônicas para imagem, escrita e caractere. Surgiu para descrever as figuras usadas nos sistemas de mensagens das principais companhias telefônicas do país. Espalharam-se pelo mundo quando ocidentais descobriram como acessar o teclado japonês secreto em um iPhone e passaram a ser parte obrigatória de qualquer aplicativo de mensagens do mundo.



Novos significados
Diferentemente dos emoticons, que se resumiam unicamente a rostos com diferentes expressões, os emojis representam animais, objetos e muitos símbolos típicos da cultura japonesa, que acabam ganhando novo significado no ocidente. O monte de fezes sorridente, que no Japão é sinal de boa sorte, em outros países é usado de forma irônica. As mãos unidas, um gesto típico de agradecimento no arquipélago asiático, são interpretadas como um sinal religioso de prece na maioria dos outros países.

[SAIBAMAIS]Procurando ;traduzir; o vocabulário imagético nipônico, o linguista Tyler Schnoebelen produziu e publicou uma tese de doutorado na Universidade de Stanford sobre o tema. Depois de analisar o uso expontâneo dos símbolos, ele concluiu que os emojis tendem a ser usados mais no fim das frases, como um tipo de pontuação que complementa o texto principal. ;Eles têm um significado incerto. Você não pode exatamente apontar o que qualquer emoji em particular significa;, ressaltou Schnoebelen em entrevista à revista Time.

Para Cecília Aragon, professora de design e engenharia na Universidade de Washington, a tendência de usar figuras como complemento visual à conversa escrita existe desde o tempo dos primeiros emoticons, símbolos construídos a partir da pontuação do teclado. Em uma pesquisa com usuários de serviços de mensagens de texto, Aragon percebeu uma tendência maior de recorrer às imagens quando se conversa em uma segunda língua. ;Há evidência de que os emoticons podem transmitir emoção, que seria ausente em mensagens baseadas puramente em texto;, diz Aragon ao Correio. ;Os emoticons podem ter um efeito similar a certos tipos de comunicação não verbal que acontece face a face;, ressalta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação