postado em 15/06/2015 15:45
Microfone, guitarra, dinheiro e dinheiro: esta poderá, em breve, ser uma senha eletrônica graças a uma empresa britânica que acaba de desenvolver um sistema de segurança que substitui o tradicional modelo de identificação com quatro dígitos (PIN) por símbolos. A Intelligent Environments afirma que o Emoji Security Technology (Tecnologia de segurança por emoji) é mais fácil de ser lembrado, oferece maior proteção e, principalmente, é mais divertido que os números.
Uma pesquisa realizada pela empresa apontou que três em cada dez pessoas dentre as 1,3 mil entrevistadas esqueceram os próprios PINs antes, e que 64% delas utilizam regularmente apenas emojis para se comunicar. A conclusão lógica, portanto, seria combinar os dois sistemas.
A empresa ressalta que oferecer 44 emojis para escolha gera 3.498.308 combinações, ao contrário das 7.290 sequências de dígitos não repetidos, o que torna, portanto, as senhas por emoji 480 vezes mais seguras.
Os idealizadores da nova tecnologia recomendam basear os códigos em uma estória para diminuir a chance de esquecê-los. Por exemplo, usar um dia imaginário que começa com um bebê chorando, continua com uma pedalada até o trabalho, uma maçã no almoço e termina com uma cerveja: bebê, bicicleta, maça, cerveja.
A Intelligent Environments mantém conversas com bancos para convencê-los a adotar a nova tecnologia nos próximos 12 meses.