O mercado de games deve ser marcado pela nostalgia este ano. Alguns dos anúncios mais aplaudidos nos primeiros dias da feira Electronic Entertainment Expo (E3), que ocorre em Los Angeles até amanhã, são continuações há muito tempo aguardadas ou versões repaginadas de títulos antigos. O público que acompanhava a apresentação da Microsoft vibrou quando a empresa revelou que o Xbox One finalmente vai rodar jogos feitos para o console mais antigo da marca, o Xbox 360, e aplaudiu o lançamento de Rare replay, uma coleção de games antigos da Rare, que inclui velhos conhecidos, como Battletoads e Banjo-Kazooie. Infelizmente, Donkey Kong country e GoldenEye ficaram de fora da coletânea, porque ainda pertencem à Nintendo.
As apresentações do E3 têm sido relativamente conservadoras, principalmente se comparadas com o evento de 2013, marcado pelo lançamento do Xbox One e do PlayStation 4. À época, a Microsoft foi alvo de grandes críticas devido à falta de retrocompatibilidade do seu sistema, que não funcionaria com os games mais antigos. A empresa justificou-se ressaltando a diferença de arquitetura entre os dois consoles, o que tornaria impossível carregar os títulos do Xbox 360 no novo equipamento. Mas, pelo visto, o problema foi, finalmente, resolvido. ;O time decidiu lidar com um aspecto que tem estado consistentemente no topo da lista de requisições. Hoje, eu tenho o prazer de anunciar a retrocompatibilidade do Xbox One;, anunciou Phil Spencer, chefe da divisão Xbox da Microsoft.
Com a função retrô, a empresa expande o catálogo do Xbox One e tenta alavancar as vendas do console hi-tech, que vendeu apenas cerca de metade das unidades comercializadas do principal concorrente, o PlayStation 4. A adaptação, que deve estar disponível para o grande público até o fim do ano, vai permitir que os gamers comprem pelo menos 100 títulos antigos ou migrem gratuitamente os que eles já possuem. A jogada também procura fazer com que os clientes aposentem o antigo Xbox 360 em troca do novo modelo, o que pode aumentar as vendas: enquanto o Xbox One vendeu pouco mais de 11 milhões de unidades, o antigo equipamento da marca foi comprado por quase 80 milhões de pessoas.
Hologramas
A companhia ainda foi a única a apresentar novidades relacionadas ao hardware, com a demonstração da aguardada versão do hit Minecraft para o sistema HoloLens. O acessório de realidade aumentada permite que o jogador construa e interaja com elementos do game por meio de gestos e comandos de voz. Em vez da tela, os conhecidos elementos do jogo são acessíveis em uma mesa, como se estivessem lá de verdade. ;Hologramas misturados com o seu mundo real fornecem experiências completamente novas, livres dos limites das telas;, ressaltou Kudo Tsunoda, vice-presidente da Microsoft. A companhia ainda desenvolverá projetos com a Valve VR e com a Oculus ; que vai vender controles do Xbox com os primeiros acessórios de realidade virtual da marca ; e confirmou diversas continuações de franquias, como Battlefield 4, Forza motorsport 6, Halo 5: Guardians e Rise of the tomb raider.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .