Luisa Ikemoto
postado em 25/06/2015 22:44
Muita gente se espantou ao clicar na aba de notificações do Facebook nesta noite de quinta-feira (25/6). Mensagens que sugerem um ataque hacker à rede social começaram a aparecer na página do site, acima das atualizações dos usuários. Todas as mensagens encontradas até o momento remetem ao site de humor Desciclopédia, uma página que faz paródias irônicas de artigos da Wikipédia. Os "recados" surgem apenas na versão desktop da rede social ; não aparecem nos acessos mobile.
Outro aspecto que liga as mensagens à Desciclopédia é o meme "Na União Soviética...", um "clássico" da página satírica. O site descreve a União Soviética como a Reversal Americana, onde tudo ocorre ao contrário. O artigo sobre a URSS é separado em diversos tópicos que sempre começam com "Na União Soviética...". No Twitter, diversas pessoas estranharam as mensagens, e questionam se o Facebook teria sido hackeado:
A página da Desciclopédia no Facebook foi tirada do ar. Por meio de nota, o Facebook explicou o que ocorreu:
"Inadvertidamente, fizemos um ajuste específico para uma tradução livre feita pela comunidade, o que resultou em traduções equivocadas. Tomamos as medidas necessárias para reverter a situação, e estamos fazendo ajustes adicionais para ajudar a garantir que isso não aconteça novamente"