Tecnologia

LG lança linha de tevê OLED, com nova tecnologia que melhora a imagem

A Organic LED utiliza tecnologia orgânica, onde cada pixel emite luz própria e se apaga completamente em cenas escuras

Geison Guedes - Especial para o Correio
postado em 16/07/2015 18:43

Mesmo curvas, as novas tevês OLED da LG podem ser pendurados na parede

Em constante evolução, segmento de tevês ganha mais uma inovação tecnológica. A LG lançou nesta quarta-feira (15/7), em São Paulo, a linha Organic LED, em versões de 55 e 65 polegadas. O grande diferencial da nova geração é a utilização da tecnologia orgânica, onde cada pixel emite luz própria e se apaga completamente em cenas escuras - alcançando o chamado preto puro - com contraste e cores melhores do que as de tevês de LED comuns.

[SAIBAMAIS]Com opção em Ultra HD 4K e Full HD, as novas OLED da sul coreana medem apenas 5,9mm de espessura. Outra novidade da linha é a possibilidade de pendurar as tevês na parede, mesmo elas sendo curvas. A LG analisou, com pesquisas de mercado, que o design é um atributo muito requisitado pelos consumidores e arquitetos. "Por isso, a marca trouxe a possibilidade de pendurar as TVs OLED na parede, realçando ainda mais seu design minimalista e ultrafino", conta o gerente de produto de TV da LG Brasil, Renato Almeida.

Com apenas 5,9mm de espessura, as novas tevês OLED são mais finas que smartphones

Todos os novos televisores OLED da LG virão com o sistema webOS - plataforma operacional para Smart TVs da marca - que diminui o tempo de inicialização. Os modelos 55EC9300 (com preço sugerido de R$ 9.999) e 55EG9600, versão 4K por R$ 15.999, já estão disponíveis no mercado. A OLED 65 polegadas (65EG9600) está prevista para chegar ao mercado no último trimestre do ano e ainda não teve o preço definido.

Até o dia 2 de agosto, quem adquirir qualquer um dos modelos ganhará um bracelete da joalheria Pandora. Outro benefício oferecido pela LG aos clientes é a instalação gratuita das tevês.


Pesquisa
O professor e engenheiro da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) Marcelo Zuffo comparou, por 60 dias, a nova tecnologia apresentada pela LG a duas outras: LED com nano tecnologia e LED convencional. A pesquisa mostra a superioridade da tecnologia orgânica em sete parâmetros analisados, dentre eles gama e fidelidade de cor, contraste e reflexão à luz ambiente.

Estudo mostra a superioridade da tecnologia orgânica ante as LEDs comuns

A pesquisa revela que não basta enriquecer as cores do painel; é preciso separá-las para garantir a fidelidade. "Entre outros aspectos, esse é um ponto importante que demonstra porque as imagens da OLED são mais naturais e melhores ao olho humano", completa Marcelo Zuffo.

Confira o vídeo de apresentação da tecnologia OLED:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação