Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Corpos de personagens femininas em games ganham versões mais realistas

Ativistas questionam que "com técnicas hiper-realistas, por que eles (estúdios de vídeo games) não conseguem retratar o corpo feminino precisamente?", questionam os criadores da campanha

Incomodados com a forma como o corpo de personagens femininas são retratados nos games - muitas com corpus exuberantes e apelo sexual - ativistas da organização americana Bulimia, que auxilia pessoas com transtornos alimentares, recriou, com o Photoshop, algumas personagens famosas, como Lara Croft e Sonya Blade, em corpos mais próximos da realidade.



"Estúdios de vídeo games se vangloriam por suas técnicas de iluminação hiper-realista, divulgando movimentos naturais das nuvens como os atrativos mais recentes de seus jogos", escreveram os ativistas no site da corporação. "Com esse tipo de atenção a detalhes, ficamos pensando, por que eles não conseguem retratar o corpo feminino precisamente?", questionam.

Os autores da campanha escolheram personagens de games famosos ou que tinham um corpo muito distante da realidade. As imagens foram modificadas no Photoshop para aproximar os corpos da média das mulheres norte-americanas. "Se criadores de jogos vão se orgulhar de suas representações digitais precisas, então é hora de serem realistas com as mulheres.", defendem os criadores da campanha.

Confira algumas personagens que tiveram os corpos modificados: