Tecnologia

Saiba por que o app de semelhanças com celebridades do Facebook é uma piada

Testamos o aplicativo que tem feito sucesso na rede social. Reconhecimento facial? Especialista rebate...

postado em 24/07/2015 20:11

Testamos o aplicativo que tem feito sucesso na rede social. Reconhecimento facial? Especialista rebate...

O aplicativo ;O verdadeiro eu; ; sucesso no Facebook com a promessa de encontrar a celebridade mais parecida com o usuário ; deixou muita gente sem entender os critérios da ferramenta. Especialmente quando a amiga morena apareceu com 91% de semelhança com a modelo Gisele Bundchen. Ou depois que o colega do trabalho divulgou, todo orgulhoso, ser o sósia do ator George Clooney (e talvez no branco do olho houvesse semelhança...).

O Correio resolveu testar a calibragem do aplicativo com uma tarefa simples: usando as próprias imagens que aparecem como resultado das pesquisas do app. Pegamos a foto da cantora Shakira (que foi o resultado de uma colega que, claro, não tem nada a ver com a colombiana) e colocamos como foto de perfil. Em seguida, pedimos para o programa achar o famoso mais parecido. Na teoria, as duas fotos idênticas deveriam ser correspondentes. O problema é que o aplicativo considera Shakira parecida não com ela mesma, mas com a atriz Bruna Marquezine.

Para o analista de sistemas e desenvolvedor de aplicativos para Facebook Rafael Canguçu, o teste mostra que o programa verifica apenas dados básicos do perfil, como idade e gênero. Depois, propõe como resultado qualquer foto de qualquer famoso aleatoriamente. ;Ele escolhe alguém do mesmo sexo e da mesma faixa etária. Reconhece no máximo o tom de pele da pessoa, para não dar um resultado muito diferente;, explica Canguçu.

Para validar a tese de Canguçu, trocamos a foto do perfil para a do ator Caio Castro. Depois, a opção ;sexo; foi alterada para feminino. Então, ;O verdadeiro eu; chegou à conclusão de que Caio Castro é 89% semelhante à atriz norte-americana Sandra Bullock.

Testamos o aplicativo que tem feito sucesso na rede social. Reconhecimento facial? Especialista rebate...

;Tecnologia de reconhecimento facial não é fácil nem barata;, comenta o especialista. ;Um bom programa do tipo custa ao menos R$ 6 mil;, estima. Um exemplo dessa ferramenta que dá certo é quando o Facebook distingue o rosto dos seus amigos nas fotos publicadas. Mesmo quando a pessoa está triste, alegre, ou muito distante da câmera. ;Esses aplicativos populares raramente se preocupam em desenvolver tecnologia de ponta. Focam mais na diversão do usuário, é um erro proposital;, analisa Canguçu. Seu colega "parecido" com Clooney agradece.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação