Mais um spam chegou ao Facebook. Dessa vez, cibercriminosos estão utilizando vídeos de sites falsos para conseguir informações de acesso de usuários da rede social. Ao contrário das outras tentativas de roubo de senhas pessoais, a nova campanha utiliza mais de 30 vídeos e cerca de cinco sites diferentes para atrair as vítimas.
[SAIBAMAIS]Ao clicar em alguma das publicações dos criminosos, o usuário é redirecionada a uma página falsa e convidada a compartilhar a postagem na linha do tempo de amigos. Após escolher qual amigo será ;contemplado;, o site simula a autenticação padrão do Facebook e armazena o email e a senha do usuário.
Camilo Di Jorge, gerente da ESET, empresa de segurança digital, relata que ;muitos usuários ainda ignoram que estão expostos a uma série de ameaças cibernéticas nesses ambientes;. O representante dá ainda algumas dicas para que as pessoas não caiam nesta cilada. ;Recomendamos sempre verificar a URL para se certificar que está logado na página correta e seguir as orientações de segurança ao navegar nas redes sociais;, completa.
Com informações de Álef Calado.