Um aplicativo de segurança pessoal, promete tornar a jornada para a casa, principalmente de quem vai a pé, mais segura. O Companion permite que o usuário solicite a um amigo para fazer companhia virtualmente ou para acompanhar o deslocamento pelo GPS. O companheiro de trajeto não precisa ter o aplicativo instalado para ajudar. O projeto foi desenvolvido por estudantes da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e já funciona em milhares de celulares.
O Companion (companheiro, em inglês) envia um link com o mapa interativo para os amigos escolhidos, que podem acompanhar todo o trajeto do usuário. O aplicativo manda uma mensagem perguntando se está tudo bem caso o usuário saia do caminho, caia, seja empurrado, comece a correr ou até se os fones de ouvido forem arrancados.
Se o usuário não responder em até 15 segundos, o Companion se transforma em um sistema de alarme que emite barulhos altos e envia um alerta para o companheiro virtual. Além disso, o aplicativo também dá ao usuário a opção de ligar para a polícia.
O aplicativo foi originalmente criado para solucionar os problemas de segurança nas universidades dos Estados Unidos. Algumas instituições de ensino já fizeram parcerias com o Companion para que os avisos de alerta sejam enviados também para o serviço de segurança de cada campus.
O Companion é gratuito, está disponível para usuários de Android e iOS e já funciona no Brasil, mas só em inglês.