Tecnologia

Edward Snowden chega ao Twitter e brinca com exílio em Marte

A primeira mensagem publicada "Vocês podem me ouvir agora?" alcançou 26 mil compartilhamentos em apenas 1 hora

postado em 29/09/2015 14:44

A primeira mensagem publicada Edward Snowden troca likes e segue de volta. Mas só se você for a Agência de Segurança Nacional (NSA). O ex-consultor que vazou dados sigilosos da agência abriu uma conta no Twitter nesta terça-feira (29/9) ; e, ironicamente, o perfil da NSA, é o único que Snowden segue.

A primeira mensagem publicada "Vocês podem me ouvir agora?" alcançou 26 mil retuítes em apenas 1 hora. O único perfil que Snowden segue é a conta oficial da Agência Nacional de Segurança, onde trabalhava.

Em pouco tempo de existência, o perfil de Snowden já passa de 380 mil seguidores. A descrição indica: "Eu trabalhava para o governo. Agora eu trabalho para o público". Ele acrescenta que é diretor da Fundação Freedom of the Press.

A organização é dedicada à "defesa do interesse público e transparência no jornalismo", além de garantir os direitos da imprensa. Freedom of the Press foi criada por um ex-consultor militar, Daniel Ellsberg, conhecido por divulgar documentos do Pentágono durante a Guerra do Vietnã.


[SAIBAMAIS]O astrofísico Neil de Grasse Tyson foi o primeiro a desejar boas-vindas a Snowden na rede-social: "O homem por trás das revelações de vigilância global de massa. Bem-vindo ao Twitter". Em resposta, Snowden agradeceu e fez piada: "E agora temos água em Marte! Você acha que eles verificam os passaportes na fronteira?" Para Tyson, o exílio na Rússia não afetou o senso de humor do norte-mericano, que publicou: "Herói, traidor, sou apenas um cidadão com uma voz".

Depois que Snowden ter revelado a dimensão dos programas de vigilância da NSA, o governo dos EUA acusou o ex-consultor de espionagem. Ele vive como refugiado na Rússia, há dois anos.

Em junho deste ano, Snowden recebeu um prêmio pela liberdade de expressão na Noruega, que reconheceu seu trabalho em prol da proteção da vida privada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação