Agência France-Presse
postado em 29/10/2015 18:15
San Francisco, Estados Unidos - A venda de tablets no mundo caiu 12,6% no terceiro trimestre, segundo estimativas publicadas nesta quinta-feira (29/10) pelo escritório de pesquisa IDC, que aponta um mercado "em transição", que enfrenta o sucesso dos smartphones.
Esse é o quarto trimestre consecutivo de baixa. No total foram vendidos 48,7 milhões de tablets no terceiro trimestre.
A Apple continua sendo a maior fabricante mundial com 20,3% del mercado, mas também se viu afetada pela queda nas vendas: o número de iPad vendidos caiu 19,7% em um ano.
Depois de anos de crescimento, o mercado de tablets mostra agora sinais de saturação. A base instalada atingiu 581,9 milhões de dispositivos no final de 2014 na escala mundial, segundo o IDC.
O IDC afirma que as oportunidades de crescimento são cada vez mais limitadas em regiões como América do Norte, Europa Ocidental e Ásia-Pacífico.
Nos Estados Unidos, o smartphone é agora o aparelho eletrônico preferido por muitos consumidores. Esses dispositivos móveis são usados como computador, GPS e um meio de permanecer conectado às redes sociais, apontou um estudo publicado na quinta-feira pelo Pew Research Center.
"Os smartphones se transformam em aparelhos que fazem de tudo, que assumem as mesmas funções do que os aparelhos especializados como os leitores de música, de livros eletrônicos e até consoles de jogos", comentou Lee Rainie, un analista de Pew.
A medida que o uso de smartphones aumenta, registra-se um crescimento fraco ou nulo dos demais aparelhos eletrônicos.