Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Drones são cada vez mais utilizados como hobby e projetos científicos

A regulamentação do veículo voador não tripulado, porém, ainda não foi completamente implementada no país. A Anac trabalha nesse sentido

É um pássaro? É um avião? Nada disso! E olha que também não é o super-homem, e está longe de ser um objeto voador não identificado (Ovni). Pequenos, acessíveis e equipados com quatro, seis ou oito hélices e câmeras de alta resolução que podem fazer vídeos e fotos em 4K, os drones ; veículos voadores não tripulados ; têm chamado a atenção do público e são cada vez mais comuns no céu da capital federal.



Gabriel Hoeckele tem um modelo um pouco mais modesto e conta que encara o novo brinquedinho como muito mais do que um hobby. ;É uma forma diferente de aprender a pilotar e tirar algumas fotos de ângulos legais. Tenho a intenção de, daqui a alguns anos, comprar um com sistema FPV;, relata Gabriel Simões. Para ele, a bateria é um dos pontos fracos do equipamento. ;Quando ele está completamente carregado, consigo, no máximo, uns 10 minutos de voo. Levando em conta que demora cerca de uma hora e meia para carregar, é muito pouco;, afirma.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .