São Paulo - A Ford aproveitou o posto de única montadora a marcar presença na Campus Party, a maior feira de eletrônicos da América do Sul, para anunciar a chegada da terceira geração do SYNC ao Brasil. Presente em mais de 15 milhões de veículos ao redor do mundo, o equipamento é peça central do plano da Ford para desenvolver soluções em conectividade.
Para preparar a nova versão do sistema multimídia, a estadunidense ouviu mais de 22 mil clientes em clínicas de pesquisa. O resultado levou a terceira geração do SYNC a apresentar processador mais rápido, tela capacitiva com comandos intuitivos semelhantes ao de tablets e smartphones, tecnologia de reconhecimento de voz e interação a aplicativos de música como Spotify, 89FM e AlphaFM e plataformas de interação como o CarPlay e o Android Auto.
[SAIBAMAIS]A interface do sistema também passou por mudanças significativas. O design foi totalmente remodelado e agora conta com ícones maiores, menus de navegação mais simples, mapas em duas e três dimensões e campo de busca inteligente.
Conectado
Outra novidade do SYNC 3 é a compatibilidade com os sistemas CarPlay e Android Auto, que fornecem aos motoristas as funções mais usuais dos aparelhos diretamente na tela do sistema multimídia. ;Vale lembrar que tanto a Google quanto a Apple trabalharam com as fabricantes de automóveis para mostrar informações na tela que não distraiam o motorista. Portanto, esse sistema não é um simples espelhamento da tela do celular;, diz Gustavo Schiavotelo, engenheiro-chefe da área de Engenharia Elétrica da Ford na América do Sul.
Os usuários Apple que possuem carros da Ford tem ainda mais motivos para comemorar: a empresa anunciou que a Siri, assistente de voz da empresa, poderá ser usada para dar comandos ao SYNC, mesmo que o CarPlay não esteja instalado na plataforma.
Além dos aplicativos padrões, a terceira geração conta com o sistema AppLink, que fornece aos usuários a capacidade de produzir os seus próprios programas utilizando todas as funcionalidades do sistema. Todos os apps integrados ao AppLink são identificados e organizados automaticamente dentro da aba ;Aplicativos;.
Preparado para o futuro
A Ford revelou também que a nova geração do SYNC está preparada para receber atualizações, que poderão ser instaladas tanto por conexão wifi quanto por USB. ;Diferente dos outros módulos veiculares, que precisam de ferramentas de engenharia para atualização do software, o SYNC permite atualização por meio da porta USB ou do wifi, tornando o processo muito mais simples e rápido. Esse é um grande passo, pois estamos preparando o sistema de conectividade para as futuras soluções de mobilidade que a montadora está desenvolvendo ;, garante Gustavo.
Mercado nacional
O SYNC chegou ao Brasil em 2008 e hoje está presente em todos os modelos da linha Ford no país. Durante a coletiva, Gustavo disse ainda que engenheiros brasileiros trabalharam no desenvolvimento da terceira geração do sistema multimídia. ;Por ser um produto global, a gente tem que enfrentar alguns desafios porque, dependendo de como o produto é desenvolvido, ele pode não ser tão adequado para algumas regiões. E é nesse momento que a Ford mostra a importância de ter um time de engenharia local trabalhando nesse desenvolvimento. Nosso time de engenharia do Brasil faz parte desde do conceito até a realização do SYNC 3. Eles ajudaram a desenvolver os mapas da América do Sul, a integrar os aplicativos locais com o sistema a partir do AppLink, a preparar o reconhecimento de voz com português do Brasil, que aliás é uma das grandes melhorias quando a gente compara a nova geração com as outras.
O jornalista viajou a convite da Ford