O WhatsApp deixará de funcionar em cinco plataformas de smartphones até o final do ano: no BlackBerry (incluindo BlackBerry 10), no Nokia S40, no Nokia Symbian S60, no Windows Phone 7.1 e em versões antigas do Android (2.1 e 2.2).
A empresa justificou em seu blog que planeja concentrar esforços ;nas plataformas de celular que a maioria das pessoas utilizam; e acrescentou: ;Por mais que estes aparelhos celulares tenham feito uma importante parte em nossa história, eles não possuem a capacidade requerida para que possamos expandir os recursos de nosso aplicativo no futuro;, anunciou a companhia no último sábado (27/2), na semana em que completa sete anos desde a criação.
Leia mais notícias em Tecnologia
O WhatsApp salientou que a decisão foi ;difícil de ser feita; e recomendou aos usuários a troca dos aparelhos antigos por outros mais populares, como Android, Apple ou Windows Phone para continuarem usando o app.
O anúncio informa que em 2009, quando o aplicativo ingressou no mercado, cerca de 70% dos smartphones vendidos possuíam sistemas operacionais desenvolvidos por BlackBerry ou Nokia. Hoje, porém, os serviços da Google, da Apple e da Microsoft somam cerca de 99,5% do comércio.