Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Especialistas explicam como funciona criptografia no WhatsApp

Empresas que trabalham com a comunicação pela internet investem cada vez mais em sistemas de criptografia, cuja função é assegurar a privacidade dos usuários



Em todas essas situações, o denominador comum da criptografia é a segurança individual. Com base nesse argumento, ocorreu na semana passada a atualização do serviço de mensagens pela internet WhatsApp, que tornou as conversas e chamadas criptografadas de ponta a ponta, o que, segundo comunicado da empresa, assegura que ;nem hackers, nem criminosos, nem regimes opressores, nem nós (funcionários); podem ter acesso aos conteúdos trocados via o aplicativo.

Isso quer dizer que, no momento em que um usuário instala ou atualiza o aplicativo para a última versão, recebe chaves de encriptação, as quais são disponibilizadas também aos seus contatos que possuem a mesma versão do programa, tornando a conversa sigilosa (veja mais no quadro acima). De acordo com comunicado do WhatsApp, essa encriptação é feita automaticamente, dispensando digitar senhas ou ativar configurações.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.