Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

UE acusa Google de abuso de posição dominante pelo sistema Android

Para a Comissão, o Google obstrui a inovação ao obrigar os fabricantes a usar seus próprios aplicativos, como acontece com Samsung ou Huawei

Bruxelas, Bélgica - A Comissão Europeia iniciou nesta quarta-feira (20/4) uma nova ofensiva contra o grupo de internet americano Google, empresa acusada de "abuso de posição dominante" por seu sistema operacional Android para smartphones e tablets.

[SAIBAMAIS]"As conclusões preliminares de nossa investigação apontam que estas práticas infringem as leis de concorrência da UE", afirmou Margrethe Vestager, comissária europeia de Concorrência, em uma entrevista coletiva.

O Google "persegue uma estratégia no setor dos dispositivos móveis que aponta para proteger e expandir sua posição dominante nas buscas na internet", completou.



Para a Comissão, o Google obstrui a inovação ao obrigar os fabricantes a usar seus próprios aplicativos, como acontece com Samsung ou Huawei. "O Google impõe restrições aos fabricantes de aparelhos Android e aos operadores de telefonia móvel", infringindo assim as regras de concorrência europeias.

A Comissão critica o Google, que obriga os fabricantes, para obter a licença de exploração, a "pré-instalar o Google Search e o navegador Chrome do Google", fazendo do primeiro o serviço de busca padrão de seus aparelhos. Ao mesmo tempo, "impede aos fabricantes vender aparelhos que funcionem com sistemas operacionais da concorrência baseado no código ;open source; de Android".