Tecnologia

Brasil leva ouro em torneio internacional de robótica

Prêmio foi conquistado pelos alunos do Liceu-Franco Brasileiro, do Rio de Janeiro, que criaram um robô para a coleta e descarte adequado de resíduos com o uso de tecnologia

postado em 10/05/2016 17:48
Um grupo de alunos do colégio Liceu-Franco Brasileiro, no Rio de Janeiro, trouxe para casa o prêmio máximo na categoria Solução Inovadora, no Open European Championship, competição internacional de robótica, que aconteceu no último fim de semana, no Tenerife, na Espanha.
Os estudantes criaram um robô para solução da coleta e descarte adequado de resíduos com uso de tecnologia, principalmente, do lixo nas cidades. O protótipo foi também um dos vencedores da etapa nacional do FIRST LEGO League, edição nacional do campeonato, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em abril.
Além do robô, duas frentes apresentadas atraíram a atenção dos jurados: a criação de um aplicativo de descarte consciente do óleo de cozinha - S.O.S. Oléo Sustentável, e o programa de conscientização solidária, uma iniciativa desenvolvida nas comunidades do Jacarezinho e Formiga, no Rio de Janeiro, onde eles apresentam palestras e aplicaram treinamentos para captação e reciclagem do óleo de cozinha, com orientação sobre como transformar o que iria para o lixo em material de limpeza.
A iniciativa atinge cerca de 40 mil moradores que consomem em média uma colher de sopa de óleo (7,5 ml) por dia. São aproximadamente 300 mil litros que podem ser descartados, sem a devida orientação todos os dias, o que causaria um impacto sem estimativas na natureza.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação