Publicidade

Correio Braziliense

Aplicativos acrescentam o nono número na agenda de contatos do usuário

Apps desenvolvidos por operadoras e por terceiros ajudam a poupar tempo e são grandes aliados na hora de fazer a mudança


postado em 01/06/2016 16:47 / atualizado em 01/06/2016 18:03

No último domingo (29/5), o sistema de nove dígitos passou a valer para as regiões do Distrito Federal e do entorno. Os usuários terão quatro meses para se adaptar à mudança e poderão continuar fazendo chamadas com apenas oito dígitos até 5 de setembro. A dúvida é: como atualizar a agenda do celular? Quem não quer ter o trabalho de editar cada um dos contatos pode baixar um aplicativo para fazer a atualização completa da agenda. O Tecnologia separou alguns que podem ser úteis. Confira:

Nove/9 Dígitos

 

(foto: 9d /Divulgação)
(foto: 9d /Divulgação)

 

Antes de adicionar o nono dígito, o aplicativo faz uma análise da sua agenda de contatos para descobrir quais números precisam de uma atualização. Então, é só informar o DDD e pronto; o 9 Dígitos vai fazer todo o trabalho para você.

 

Plataformas: Android (gratuito) e iOS (U$ 1,99).

 

 

9° Dígito Leucotron

 

 

O app segue o cronograma da Anatel para oferecer a inserção automatizada do nono dígito para números móveis. Ele conta ainda com as opções de atualizar números sem DDD e colocar o código das operadoras na frente dos números.

 

Plataformas: iOS (gratuito).

9d+


(foto: BR9/Divulgação)
(foto: BR9/Divulgação)

 

Além de fazer todo o serviço para o usuário, o 9d conta com o recurso de adicionar o nono dígito em aparelhos sem DDD específicado, com prefixo internacional ou código de operadora.

 

Plataformas: Android (gratuito) e iOS (US$ 0,99).

 

 

BR9

 

(foto: 9° Dígito Leucotron/Divulgação)
(foto: 9° Dígito Leucotron/Divulgação)


É o único aplicativo da categoria disponível para Windows Phone e extremamente simples. Após fazer o download, o usuário escolhe o DDD e clica na opção 9 . Apesar de não contar com uma opção pertinente ao código de Brasília, basta escolher a última seleção (91 e 92, 94 a 99 - Norte e Nordeste), que a agenda será atualizada normalmente.

 

Plataformas: Windows Phone (gratuito).

 

Dúvidas frequentes


- O aplicativo vai atualizar todos os números da minha agenda?

Não! Apenas os telefones celulares que ainda não contam com o dígito nove.

- Mensageiros como WhatsApp, Telegram e Viber continuarão funcionando?
Já que o sistema antigo ainda está funcionando, os mensageiros não serão influenciados pela mudança até o desligamento. Após 5 de setembro, os usuários que apresentarem problemas, podem atualizar o número informado na hora do registro.

WhatsApp:
No Android ou no Windows Phone, vá em Configurações > Conta > Mudar Número.
No iOS, vá em Ajustes > Conta > Mudar Número.

Telegram:
No Android ou no Windows Phone, vá em Configurações > Telefone > Alterar Número.
No iOS, vá em Configurações > Número de Telefone > Alterar Número.

Viber:
Por não contar com a opção de alterar o número, usuários do Viber terão que desativar a conta e ativar outra, com o nono dígito. Vá em Configurações > Privacidade> Desativar conta. Depois é só fazer o cadastro mais uma vez e continuar usando o mensageiro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade