Publicidade

Correio Braziliense

Nova ferramenta do Google sabe (quase) tudo o que você faz durante o dia

Minha Atividade mostra tudo o que o usuário já fez utilizando as plataformas do buscador


postado em 29/06/2016 16:25 / atualizado em 30/06/2016 19:42

(foto: Google/Reprodução)
(foto: Google/Reprodução)


O Google acabou de anunciar - meio que "sem querer" - que sabe de praticamente tudo o que o usuário faz durante o seu dia-a-dia navegando pela internet ou usando o celular. A nova ferramenta do buscador, nomeada de Minha Atividade, fornece dados pessoais sobre ações realizadas utilizando as plataformas da gigante norte-americana.


Isso significa que o Google sabe todos os sites que você acessou pelo Google Chrome, o numero de  vezes que encaminhou um e-mail pelo Gmail, os vídeos assistidos pelo Youtube e até os aplicativos rodados no seu aparelho Android, mesmo que eles não tenham sido desenvolvidos pela empresa. Preocupante, não?

 

O
O "Minha Atividade" informou quais e quantos aplicativos usei pelo smartphone e mostrou algumas pesquisas recentes (foto: Google/Reprodução)
 


No caso de pesquisas de voz, o usuário também consegue ouvir a gravação do áudio que foi captada pelo smartphone à época. Para acessar o histórico completo, basta fazer login no site com uma conta Google.


Quem quiser "preservar" a privacidade pode limpar os registros, mas não há nenhuma garantia de que o buscador realmente apagará, de uma vez por todas, os dados coletados.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade