Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Aplicativo AulaUP facilita busca por aulas de reforço em Brasília

App de ensino particular auxilia aluno na busca por um professor exclusivo

Um aplicativo para smartphone, criado por empresários de Brasília, oferece uma maneira mais fácil para os alunos e seus pais encontrarem professores particulares. Por meio da geolocalização, é possível marcar uma aula de reforço em português, matemática, física, química e biologia, com docentes que estão próximos. Os professores cadastrados atendem jovens do ensino fundamental e médio, das 8h às 20h, pelo valor de R$ 55 por hora.

[SAIBAMAIS]O AulaUp funciona em smartphones com os sistemas Android e iOS, e seu download é gratuito. Segundo os desenvolvedores, o uso é simples. Só é preciso baixar o aplicativo, preencher a ficha de cadastro, escolher a matéria, inserir o número do cartão de crédito e solicitar um professor disponível. Caso nenhum docente esteja próximo do aluno, a equipe do aplicativo faz a indicação de outros docentes. O serviço permite ainda o agendamento de aulas.

Pensando no futuro

A ideia é que, no futuro, o app ofereça aulas de outras disciplinas, como música, idiomas, esporte, artes, entre outras. Além disso, a equipe pretende expandir a área de atuação. Em breve, o serviço também será oferecido em São Paulo.

Novos professores

Quem quiser entrar no aplicativo como professor, precisa preencher um cadastro pela internet. Caso passe para a próxima fase, o candidato precisa fazer uma prova para testar os conhecimentos na disciplina escolhida. O educador cadastrado na plataforma não são formalmente contratados, por isso não há obrigatoriedade de cumprir carga horária. Os docentes recebem 80% do valor pago pelos alunos.

Para continuar lecionando, o professor precisa ter, no mínimo, 4,5 estrelas na avaliação feita pelos alunos. Caso fique abaixo da média, é preciso passar por uma reciclagem. O docente é retirado do aplicativo se as avaliações continuarem ruins. Os alunos também passam pela avaliação e podem ser excluídos do aplicativo caso tenham média inferior a 4,5 estrelas.