postado em 06/01/2017 08:22
O gigante chinês da Internet Baidu entrou no mundo dos assistentes domésticos comandados por voz com seu "Pequeno Peixe", um robô familiar semelhante ao Amazon Echo e ao Google Home.
Baidu apresentou nesta quinta o "Little Fish" ("Xiaoyu Zaijia") no salão Consumer Electronics (CES) de Las Vegas, antes de seu lançamento este ano, na China.
"Acredito que 2017 será o ano da ;computação conversacional;", disse Andrew Ng, chefe científico da Baidu, ao apresentar o pequeno robô à AFP.
"Está claro que os computadores ;conversacionais; mudarão tudo".
O uso da voz para interagir com computadoras capazes de aprender com experiências é uma das tendências mais fortes da CES esta semana.
Diferentemente dos dispositivos Alexa, da Amazon, ou do Google Assistant Technology, que permitem às pessoas pedir informação e se concentram no som, o aparelho chinês dispõe de uma tela tátil sobre uma base circular, além de uma câmera que rastreia rostos.
"Falar é uma maneira rápida de se comunicar com um computador, mas a tela é uma forma mais veloz para que uma máquina se comunique com você", disse Ng.
Por exemplo, é mais rápido olhar uma lista do site Yelp sobre os melhores restaurantes do que escutar um computador dizendo os nomes e os cardápios, declarou Ng.
Por France Presse