Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Facebook triplica lucro anual e atrai novos investimentos

A empresa fechou o ano melhor do que havia sido projetado por analistas, além de aumentar a quantidade de inscritos para 1,86 bilhão de usuários em dezembro - dos quais 66% se conectam todos os dias


Revés judicial

Paralelamente, Zuckerberg confirmou aos analistas a vontade de "continuar fazendo grandes investimentos no âmbito da realidade virtual", apesar de a empresa ter sofrido um revés judicial no Texas por este assunto.

Depois de várias semanas de julgamento, sua filial Oculus foi declarada, na quarta-feira, parcialmente culpada de ter criado seu capacete Rift usando informação roubada da empresa de videogames ZeniMax.

O juiz considerou que os danos sofridos pela ZeniMax chegam a 500 milhões de dólares, segundo um documento acessado pela AFP.

Esta cifra é substancialmente menor do que os quatro bilhões de dólares reclamados pela empresa de videogames no final do julgamento, ao afirmar que algumas de suas patentes, códigos e técnicas de realidade virtual foram fundamentais para o desenvolvimento do capacete.

A demanda foi apresentada em 2014, pouco depois de o Facebook anunciar a compra do Oculus por dois bilhões de dólares.

Apesar de o juiz não ter dado ganho de causo completo à ZeniMax, reconheceu que os criadores do Oculus violaram os direitos de propriedade intelectual e não cumpriram o contrato.

A ZeniMax adiantou após o veredicto que pedirá à Justiça que impeça a Oculus e o Facebook de usarem seus códigos, o que poderia prejudicar seriamente a comercialização do Rift.

O Facebook não se pronunciou sobre o caso, mas a Oculus anunciou que recorrerá a decisão.