Tecnologia

Pesquisa aponta que assédio é comum entre usuários da Wikipédia

A plataforma tem políticas e estatutos para combater assédio e vandalismo, mas moderadores ficam sobrecarregados com o volume de comentários

Ana Carolina Fonseca*
postado em 08/02/2017 19:24
A fundação Wikimedia divulgou na terça-feira (7/2) uma pesquisa inédita que revela comportamento agressivo dos usuários e editores da plataforma colaborativa Wikipédia. Segundo o estudo, realizado em parceria com a empresa Jigsaw, do Google, 38% dos entrevistados já sofreram algum tipo de assédio no site. Desses, metade se sentiu menos motivada para contribuir com o site no futuro.

Um dos comentários usados de exemplo na pesquisa foi deixado anonimamente em março de 2015: ;O que você precisa entender enquanto passa as roupas é que a Wikipédia não é lugar de mulher.;
A Wikipédia é uma plataforma internacional de conteúdo colaborativo, na qual os usuários ; cadastrados ou anônimos ; podem contribuir para a criação e edição do conteúdo. A partir do momento em que uma edição é feita e salva, a página é atualizada automaticamente. Para resolver impasses, o site tem, para cada verbete, uma aba de discussão, na qual os usuários podem interagir.
A plataforma tem políticas e estatutos para combater assédio e vandalismo, mas moderadores ficam sobrecarregados com o volume de comentários
A pesquisa trabalhou com o desenvolvimento de sistemas que detectam automaticamente os comentários tóxicos. Isso torna o processo de moderação de comentários muito mais rápido do que se fosse feito só por moderadores. No estudo, foram analisados 100 mil comentários da Wikipédia em inglês, e quatro mil voluntários classificaram cada um deles de acordo com a natureza do assédio, que pode ser insulto, obscenidade ou calúnia.

Os usuários registrados na plataforma compõem a maior parte dos assediadores: 67%. Além disso, um em cada três ataques vem de usuários mais ativos, aqueles com mais de 100 edições. Outro dado preocupante é que só 18% das agressões identificadas receberam advertência ou resultaram em bloqueio do usuário.

Rodrigo Padula, coordenador de projetos da Wiki Educação Brasil, grupo que reúne professores e pesquisadores de plataforma no país, afirma que as agressões verbais ocorrem quando os usuários tentam forçar um argumento. ;Muitas vezes, esquecem que existe outra pessoa por trás da tela;, reflete. Padula ressalta, também, que a Wikipédia tem políticas e estatutos que visam combater esse tipo de atitude. ;Muita gente acha que pode escrever o que quiser, mas há políticas de controle;, observa.

Érico Wouters, que começou a trabalhar como editor da plataforma em 2010 e, desde 2012, atua como administrador, garante que, hoje, a punição é mais rígida. Até 2015, a comunidade lusófona ; da língua portuguesa ; na Wikipédia tinha 30 administradores. Neste ano, o número dobrou. Wouters opina que essa mudança melhorou o ambiente, já que os administradores são capazes de eliminar páginas com conteúdo impróprio e bloquear contas de usuários; o bloqueio pode ser de ;um dia até para sempre;. É possível também bloquear endereços de IP, o número único que cada computador ou roteador recebe quando acessa a internet. Assim, é possível lidar com o problema de assediadores e vândalos (aqueles que propositalmente colocam informações falsas na Wiki) recorrentes.
Para Rodrigo Padula, que é editor da Wikipédia há 10 anos, a pesquisa é fundamental para que a comunidade reflita e discuta melhorias para os processos internos.

Os problemas com assédio e vandalismo na Wikipédia refletem um problema maior da internet e, mais especificamente, das plataformas colaborativas. Uma pesquisa de 2014 da Pew mostra que 73% dos usuários da web já observaram assédio online e 40% já passaram por isso. Rodrigo Padula lembrou que assédios acontecem com mais frequência na Wikipédia do que em outras páginas porque é um dos maiores projetos colaborativos do mundo, funcionando 24 horas por dia em dezenas de países.
*Estagiária sob supervisão dos editores Humberto Rezende e Anderson Costolli.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação