postado em 07/04/2017 19:13
Com objetivo de zelar pela qualidade do conteúdo publicado no Google, a empresa lançou nessa sexta-feira uma ferramenta capaz de detectar notícias mentirosas que circulam na web. Disponível em todos os idiomas, a partir de agora as informações virão acompanhadas de um %u201Cselo de verificação de fatos%u201D feita por agências especializadas na checagem de conteúdos ou pelos próprios veículos de comunicação.
Os resultados das pesquisas feitas na Busca Google que aparecerem em destaque estarão verificadas. O fato virá com informações como, por exemplo, quem o checou, se a informação foi averiguada e o responsável pela checagem em particular. O selo não estará disponível para todas as notícias, podendo haver também páginas em que vários editores verificaram o mesmo dado.
Aos sites que quiserem incluir a ferramenta em seus serviços devem utilizar o código Schema.orgClaimReview ou usar o Share the Facts widget. Além disso, é necessário que o veículo atenda aos padrões e as políticas do Google, caso isso não aconteça a empresa poderá ignorar a solicitação de validação do site.