postado em 01/06/2017 23:21
O Google decidiu prestar uma homenagem póstuma ao artista norte-americano Gilbert Baker, que ficou mundialmente conhecido por ter criado a bandeira arco-íris, que se tornou um símbolo da luta LGBT. Se estivesse vivo, Baker completaria 66 anos nesta sexta-feira (2/6).
Ao abrir a página do buscador, o usuário vê um doodle (a logo da empresa) com a bandeira arco-íris sendo costurada. Se clicar nela, o internauta será redirecionado para uma pesquisa sobre a história de vida de Gilbert Baker. Nesta segunda página, a bandeira desce pela lateral esquerda de todos os resultados.
Baker criou a célebre bandeira de oito cores para o dia da liberdade homossexual em 1978, um acontecimento que, depois, inspirou as marchas do "Orgulho Gay", que se tornaram instituições em todo o mundo.
O ex-soldado, que aprendeu sozinho a costurar quando tinha 20 anos, envolveu-se com o nascimento do movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais (LGBT) de San Francisco.
Ele morreu em 31 de março deste ano. O óbito foi anunciado pelo migo e militante Cleve Jones. "Estou com o coração partido. Foi-se o meu amigo mais próximo. Gilbert deu ao mundo a bandeira do arco-íris; me deu 40 anos de amor e amizade", publicou Jones no Facebook.