Tecnologia

Dia Mundial do Emoji: saiba quais são os mais usados nas redes sociais

No Brasil a carinha mais usada é o 'sorriso com olhos de coração'

Gabriel Corrêa*
postado em 17/07/2017 18:14
No Brasil a carinha mais usada é o 'sorriso com olhos de coração'

Nesta segunda-feira (17/7) comemora-se o Dia Mundial do Emoji (#WorldEmojiDay), sucesso entre os usuários de redes sociais e aplicativos de mensagens do mundo inteiro. Eles foram criados para facilitar a comunicação virtual e, pelo jeito, a ideia deu certo. Seis bilhões de emojis são enviados diariamente pelos dispositivos espalhados pelo planeta.


Para comemorar a data especial, o Facebook fez um levantamento dos emojis mais enviados nos últimos 30 dias. Segundo os dados, o rosto com lágrimas de alegria é o mais usado no mundo, seguido pelo que mostra os olhos com corações. O último, inclusive, lidera o ranking entre usuários brasileiros.

No Brasil a carinha mais usada é o 'sorriso com olhos de coração'

No Facebook, segundo a rede social, são enviados diariamente mais de 60 milhões de emojis. O Twitter decidiu abrir uma votação especial para que os usuários pudessem escolher qual seria o emoji especial utilizado nesta segunda-feira: o escolhido foi o "dab", passo de dança que consiste em jogar o braço esticado pra um lado e jogar a cabeça para o outro com o braço encolhido.

Data comemorativa
O dia 17 de julho foi escolhido por um motivo curioso: quando se abre o "inventário" de emojis da Apple, o emoji do calendário marca justamente esta data. No Facebook, os sites World Emoji Day e Emojipedia organizam eventos ao redor do mundo, para celebrar a data. As festas já ocorreram em cidades dos Estados Unidos, Reino Unido e Índia. A programação, inclusive, convida usuários de qualquer localidade a promover uma solenidade.

Emoji: O filme
O ;;dicionário;; virtual também chegará aos cinemas brasileiros. Escrito e dirigido por Tony Leondis (Kung Fu Panda), "The Emoji Movie" será lançado ainda em 2017. O longa, produzido pela Sony Pictures, se passa na cidade de "Textopolis" e reúne uma série de emojis. Eles sonham em serem usados na linguagem dos humanos e todos possuem apenas uma expressão, com exceção de Gene. Para tentar consertar seu "defeito", Gene contará com ajuda dos amigos Hi-5 e Jailbreak, um emoji decifrador de códigos.

Confira o trailer oficial abaixo:

[VIDEO2]

Apple
Ainda no clima de celebrações, a gigante da tecnologia Apple decidiu divulgar alguns dos novos símbolos que pretende disponibilizar até o final deste ano.
Entre as novidades, há uma mulher usando hijab (vestimenta islâmica), outra amamentando, um homem barbado e outro fazendo ioga. Os usuários também terão à disposição novos animais e criaturas míticas, como uma zebra, um Tiranossauro Rex, um elfo, um zumbi e um gênio da lâmpada.

Novos emojis
Para quem é louco por comida, duas novidades: um sanduíche natural e um coco seco. Por fim, há quatro novas carinhas, sendo uma com estrelas nos olhos, uma vomitando, uma com jeito de maluca e uma última com a cabeça explodindo.
Os novos emojis foram divulgados no perfil oficial do CEO da Apple, Tim Cook, no Twitter. Ele não precisou, no entanto, uma data de lançamento. Vale lembrar que as novidades devem ser disponibilizadas apenas para dispositivos com sistema operacional iOS, como o iPhone e o iPad.

Gif mostra os novos emojis

*Estagiário sob supervisão de Liliane Corrêa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação