Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Brasileira vence concurso de doutorados em clipes da revista Science

Natália Oliveira fez clipe inspirado na série CSI para apresentar pesquisa na categoria Química

A pernambucana Natália Oliveira, 28 anos, venceu a competição mundial Dance Your PhD, promovida pela revista Science. Ela será premiada na categoria Química do concurso que propõe a pesquisadores acadêmicos explicarem seus trabalhos com movimentos de dança. O clipe foi produzido juntamente com o grupo Vogue 4 Recife, filmado em pontos turísticos da capital pernambucana e também no laboratório de Imunopatologia Keizo Asami da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O trabalho concorreu com outros 11 finalistas e foi o mais votado, acumulando 78% de aprovação no site da publicação científica. A produção foi inspirada na série norte-americana CSI e mostra uma equipe de peritos que busca desvendar crimes. O vídeo explorou o tema da tese da pernambucana, Desenvolvimento de biossensores para as ciências forenses. Na pesquisa, Natália propõe uma metodologia para detectar amostras biológicas - como sêmen, saliva e sangue - mesmo após passarem por lavagens com materiais de limpeza.

"Acho sensacional mostrar ao público de forma simples o que se faz na academia. Esses assuntos têm um distanciamento muito grande das pessoas. E, assim, podemos incentivar o interesse pela ciência. Quero desconstruir isso e trabalhar com a ciência mais acessível às pessoas", explicou Natália em entrevista recente ao Viver.

[SAIBAMAIS]O elenco do clipe é composto por Edson Vogue, Amethyst Quartzo, Wanderson César, Lúcio Souza, Juliana Damasceno e William Silva. As músicas usadas na trilha sonora são Chega, vai, do duo pernambucano Eu e a Duplicata, produzida exclusivamente para o vídeo, e ainda Bate cabelo, Zona e Não me defina, de Ga31.
[VIDEO1]