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Correio Braziliense

Novo cãozinho robô Aibo é adotado por família japonesa

Com seus adoráveis olhos redondos, o robô cão de 30 cm de altura, conquistou rapidamente seus donos, como o pequeno Naohiro, que o descreveu como "pesado, mas fofo


postado em 11/01/2018 10:05 / atualizado em 11/01/2018 10:26

Ver galeria . 10 Fotos Izumi Kawanishi chefe do Sony Robotics Business Group da Sony, entregou um casulo contendo o robô
Izumi Kawanishi chefe do Sony Robotics Business Group da Sony, entregou um casulo contendo o robô "Aibo" durante a cerimônia de aniversário para os novos proprietários que fizeram pré-compra em Tóquio. O robô canino retorna ao mercado com o novo modelo que conta com inteligência artificial e recursos de internet (foto: Kazuhiro Nogi/AFP )


Tóquio, Japão -
"O cachorro que tínhamos morreu, então nós compramos esse robô": Naohiro Sugimoto, um menino de 7 anos, foi um dos primeiros, nesta quinta-feira (11/1) em Tóquio, a tomar posse da Aibo, lançado oficialmente pela Sony.

Durante uma elegante cerimônia de aniversário, os diretores da gigante japonesa da eletrônica revelaram a criatura de cor branco marfim, guardada com cuidado em uma caixa forrada de onde saiu, balançando a cabeça e mexendo o rabinho, antes de se esticar como se acordasse de uma soneca.

Com seus adoráveis %u200B%u200Bolhos redondos o robô cão de 30 cm de altura, conquistou rapidamente seus donos, como o pequeno Naohiro, que o descreveu como "pesado, mas fofo".

Aibo, capaz de desenvolver sua própria personalidade e expressar emoções, é dotado de uma bateria com sensores, câmeras e microfones, e sua conexão com a internet permite que seu dono interaja com ele remotamente através de um smartphone.

Uma tecnologia que não está ao alcance de todos: custa mais de 2.100 euros (288.000 ienes), via um pacote de três anos, para pagar sua empresa.

A Sony, que planeja comercializá-lo no exterior, não forneceu detalhes ou objetivos quantificados, mas espera encontrar o mesmo sucesso de seu primeiro Aibo, lançado em junho de 1999: as primeiras 3.000 unidades foram esgotadas em apenas 20 minutos, apesar de um preço igualmente alto (250.000 ienes).

No total, o grupo vendeu mais de 150.000 exemplares em todo o mundo até 2006, quando as dificuldades financeiras forçaram a companhia a parar a produção.

Yasuyuki Nakamura, de 46 anos, é outro dono afortunado do Aibo (seu terceiro cão robô). Ele esperava impacientemente que a Sony projetasse uma nova versão. Entre os compradores, um casal contou que decidiu comprar o cachorrinho para 25º aniversário de casamento.

Mas não espere que o Aibo converse ou ajude com as tarefas domésticas, essa não é a sua finalidade, segundo afirma Izumi Kawanishi, responsável pelo projeto. "Quando você compra um cachorro, você não se pergunta o que ele é capaz de fazer. O importante é que ele toque um acorde sensível nas pessoas", estima.

A Sony, que reencontrou o caminho do crescimento sob a liderança de seu CEO Kazuo Hirai, volta-se com força à robótica, que parecia ter abandonado com o encerramento do desenvolvimento de Aibo há mais de dez anos. Para este fim, a companhia investiu em 2016 em uma empresa americana, Cogitai, especialista em inteligência artificial (AI).

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