Publicidade

Correio Braziliense

Google lança ferramenta que divulga vagas de emprego anunciadas na internet

A nova ferramenta do Google filtra os resultados por áreas de atuação e mostra uma estimativa de quanto tempo você levaria para chegar da sua casa até o local da vaga anunciada


postado em 30/01/2018 18:02 / atualizado em 30/01/2018 18:50

Google Jobs permite listar os postos de trabalho mais próximos à casa do internauta (foto: Reprodução/Blog Google)
Google Jobs permite listar os postos de trabalho mais próximos à casa do internauta (foto: Reprodução/Blog Google)


O Google anunciou nesta terça-feira (30/1) um novo recurso em sua ferramenta de buscas. Ao pesquisar 'empregos perto de mim', o usuário verá uma seleção de vagas de trabalho nas proximidades, em vez de resultados de buscas comuns e anúncios. Assim, a partir de agora, é possível ver que tipo de vaga está disponível e quais empresas estão contratando.

 

O recurso, chamado Google Jobs, pode ser utilizado não apenas por quem está procurando emprego nas redondezas, mas também por quem está pensando em mudar de cidade e já chegar lá com algo minimamente garantido. É possível, também, filtrar os resultados por áreas de atuação, como advocacia, programação, comércio, etc. O Google ainda mostra uma estimativa de quanto tempo você levaria de sua casa ao possível novo trabalho, de acordo com o trânsito da região.

 

Segundo dados do IBGE, 12% da população economicamente ativa do Brasil está desempregada(foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Segundo dados do IBGE, 12% da população economicamente ativa do Brasil está desempregada (foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Outras funções do Google Jobs são a  de salvar uma vaga para ver mais tarde, e criar configurações para o serviço disparar alertas quando o emprego dos sonhos estiver disponível. "Esperamos que a praticidade e simplicidade dessa nova experiência possa conectar pessoas a empregos, não importa onde o usuário esteja ou qual vaga tenha seu perfil", disse a empresa em uma postagem no blog oficial da companhia. 

 

Leia as últimas notícias de Tecnologia

 

As vagas expostas nos resultados de buscas do Google são coletadas a partir de várias plataformas que já atuam nesse segmento no Brasil, como o Love Mondays, Empregos.com.br, OLX, Trampos.com e Vagas.com.br. Plataformas menores e empregadores que possuem seus próprios sites para seleção também podem publicar oportunidades nos resultados do Google a partir de um padrão que a empresa divulgou recentemente.

 

O novo recurso foi anunciado na metade de 2017, durante o Google I/O, uma conferência anual com desenvolvedores da empresa. Na ocasião, a gigante da tecnologia havia limitado o alcance da função aos Estados Unidos, mas agora trouxe a novidade para a América Latina, primeiro mercado fora dos EUA a receber a expansão.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade