Tecnologia

Usuários do Twitter se enganam e situam Olimpíadas na Coreia do Norte

Centenas de pessoas na popular rede social muitas vezes utilizaram a denominação "Pyongyang2018", aparentemente por desconhecimento

Agência France-Presse
postado em 10/02/2018 15:11
[FOTO1]
Pyeongchang, Coreia do Sul - Os Jogos Olímpicos de Inverno já foram batizados como os "Jogos da Paz" porque têm sido cenário de um reencontro esportivo e diplomático entre as duas Coreias, mas alguns usuários do Twitter foram mais longe nos últimos dias e confundiram a localidade sul-coreana de Pyeongchang, com a capital do vizinho comunista do norte, Pyongyang.

Centenas de pessoas na popular rede social muitas vezes utilizaram a denominação "Pyongyang2018", aparentemente produto da simples ignorância. A ortografia é parecida, mas há um mundo de diferenças entre Pyongyang, a isolada capital da Coreia do Norte, e Pyeongchang, uma cidade provinciana e aberta ao mundo pelo evento olímpico.

O número de mensagens com a menção "Pyongyang2018" foi considerável, especialmente durante a cerimônia de abertura de sexta-feira, na qual os atletas dos dois países desfilaram juntos. "Não me surpreende a quantidade de pessoas que está tuitando #Pyongyang2018 ao invés de #PyeongChang2018, mas não deixa de ser chato", se queixou um usuário de Washington.

No passado a confusão de algumas pessoas custou mais caro. Em 2014, as Nações Unidas organizaram uma conferência em Pyeongchang. Uma delegação do Quênia se confundiu e voou erroneamente para Pyongyang.

Como aterrissaram sem vistos, os membros da delegação foram retidos e interrogados durante cinco horas por agentes norte-coreanos da alfândega, que também aplicaram a eles uma multa de 500 dólares. Para reforçar as diferenças, as autoridades provinciais decidiram rebatizar a estação de esqui de "PyeongChang", com a letra "C" maiúscula.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação