Tecnologia

Por questão ética, funcionários do Google rejeitam colaborar com Pentágono

Ao menos 4 mil funcionários do Google já firmaram um documento que começou a circular há três meses e que pede ao grupo que renuncie ceder suas ferramentas de inteligência artificial para ajudar os militares

Agência France-Presse
postado em 16/05/2018 09:43
Logos da Google
San Francisco, Estados Unidos - Milhares de funcionários do Google pediram à empresa que permaneça fora do "comércio da guerra", enquanto outros já deixaram o grupo em protesto por sua colaboração com as forças armadas americanas, revela a imprensa dos EUA na terça-feira (15/4).

Ao menos 4 mil funcionários do Google já firmaram um documento que começou a circular há três meses e que pede ao grupo que renuncie ceder suas ferramentas de inteligência artificial para ajudar os militares a aumentar a eficiência de seus drones na identificação de alvos.

[SAIBAMAIS]O site especializado Gizmodo revelou que uma "dúzia" de funcionários do Google renunciou por razões éticas.

O grupo americano não respondeu à AFP sobre sua colaboração com as forças armadas no chamado "Projet Maven", que segundo os signatários utiliza a inteligência artificial para ajudar os drones militares a diferenciar humanos de objetos.

"Pensamos que o Google não deveria participar do comércio da guerra", destaca o texto, disponível na Internet. "Pedimos que o projeto Maven seja anulado e que o Google elabore, divulgue e ponha em prática uma política clara que estabeleça que o grupo e suas subsidiárias não construam jamais tecnologia para a guerra".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação