Publicidade

Correio Braziliense

'Yanny ou Laurel'? Áudio divulgado nas redes confunde internautas

A polêmica gira em torno de uma palavra, dita em áudio divulgado na internet


postado em 16/05/2018 16:49 / atualizado em 16/05/2018 17:18

O registro viralizou na Internet(foto: Reprodução/Twitter)
O registro viralizou na Internet (foto: Reprodução/Twitter)

 
No começo desta semana, uma nova polêmica começou a ser debatida na internet. Um áudio, espalhado pelas redes sociais, está confundindo internautas e causando controvérsias. O motivo da contestação é que, no arquivo de som divulgado, algumas pessoas ouvem a palavra ‘Yanny’, outras escutam ‘Laurel’. Confira.
 
 
 
O assunto foi discutido pela primeira vez no portal Reddit, e ganhou espaço nas redes sociais após a internauta Cloe Couture compartilhar o áudio em sua página do Twitter, nesta segunda-feira (14/5). A publicação já alcançou cerca de 125 mil curtidas, e além de virar piada, ganhou comentários de pessoas intrigadas. 
 
 

A polêmica foi explicada por Lars Riecke, professor de audição e neurociência cognitiva da Universidade de Maastricht, na Holanda. Em entrevista ao portal The Verge, o especialista contou que a causa da confusão é a frequência do som. “A informação acústica que nos faz ouvir ‘Yanny’ é mais alta que a informação acústica que nos faz ouvir Laurel Algumas das variações podem ser devidas ao sistema de áudio que está tocando o som, mas a mecânica dos seus ouvidos também pode interferir”, afirmou Lars Riecke. Ele também explica que pessoas mais velhas têm maiores chances de ouvirem a palavra ‘Laurel’, já que são mais propensas a perderem a audição de frequências mais elevadas. 

Outra conclusão para o caso foi discutida por Raul Veiga, da produtora Radial Produções, em entrevista ao BuzzFeed. “É uma gravação de baixa qualidade e o cérebro é influenciado pelo o que você leu primeiro, antes de você de fato ouvir o som. O que deixa as pessoas confusas é que não é Yanny ou Laurel, é mais um ‘Yarel’”, contou. 

A polêmica assemelha-se a outros casos famosos na internet. Em 2015, a confusão para decidir se uma foto mostrava um vestido azul ou dourado foi bastante comentada nas redes sociais. No ano passado, a história da vez foi a de um tênis que, para alguns, parecia rosa e branco, e para outros, azul e cinza.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade