Tecnologia

Google renova site de buscas para eleições no Brasil e Copa do Mundo

Para o processo eleitoral, a empresa contou com apoio e suporte do TSE, visando ampliar a busca pelos mais de sete mil candidatos que disputarão cargos federais; no futebol, parceria é com a Fifa e emissoras de TVs

Philipe Santos*
postado em 08/06/2018 09:40

Cada político que visa o cargo mais alto na política brasileira poderá postar suas prioridades de campanha diretamente no Google
São Paulo ; O Google atualizou as ferramentas para os brasileiros acompanharem a Copa do Mundo da Rússia e as eleições no Brasil. Desenvolvida por engenheiros da empresa em Minas Gerais, a implementação deixará os usuários bem mais informados sobre dois dos principais eventos que ocorrem em 2018.

[SAIBAMAIS]Para a eleição, a empresa contou com apoio e suporte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ampliar a busca pelos mais de sete mil candidatos que disputarão cargos federais. Ao pesquisar o nome do político, o eleitor terá acesso às informações e notícias mais relevantes, atualizadas e confiáveis ; uma maneira da empresa para combater as fakes news.

Segundo o diretor de engenharia do Google para a América Latina, Berthier Ribeiro-Neto, o Brasil é o quinto país que mais busca notícias. Só no último ano, o crescimento de buscas foi de 25%. ;Nesta eleição, os usuários poderão se manter informados sobre as principais datas, os candidatos e outras notícias importantes do processo de votação, tudo isso na busca do Google. Com informações certas e confiáveis ao seu alcance. Esperamos que fique mais fácil fazer a escolha certa na hora de votar;, explica Ribeiro-Neto.

Os candidatos à presidência terão um espaço especial somente para eles. Cada político que visa o cargo mais alto na política brasileira poderá postar suas prioridades de campanha diretamente no Google, permitindo que o eleitor veja seus posicionamentos. No dia da votação, os cidadãos também poderão acompanhar a apuração pelo site de busca. Outra novidade é que o YouTube transmitirá o primeiro debate entre os presidenciáveis, que ocorre em 9 de agosto, no canal de televisão Band.

Copa em tempo real

Ainda de acordo com Berthier, o Brasil é o país que mais busca por futebol no mundo. Para atender esse público, foram feitas implementações para que os brasileiros acompanhem a Copa do Mundo na internet. O Google passará a disponibilizar o tempo real das partidas quando o usuário fizer busca por um time, seleção ou jogo. Será possível encontrar fotos, comentários e as jogadas mais importantes já no site de buscas.

Será possível fixar o placar de jogos na tela inicial do Android e acompanhar minuto a minuto

As seleções e jogadores de cada país usarão o espaço com vários vídeos explicando as perguntas mais comuns na internet. Outra parceira inédita com a Fifa e emissoras de TVs, em mais de 100 países, disponibilizará os melhores momentos dos jogos em vídeo duramente na página de busca. Durante cada dia do torneio futebolístico, a página inicial do Google terá Doodles com referência ao evento. Além disso, será possível fixar o placar de jogos na tela inicial do Android.

O repórter viajou a convite do Google Brasil
*Estagiário sob supervisão de Jacqueline Saraiva

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação