Tecnologia

Android Go, assistente, art selfie... Quais novidades do Google no Brasil?

Empresa diz que investiu mais de R$ 700 milhões no país nos últimos e pretende contratar nos próximos meses

Philipe Santos*
postado em 08/06/2018 13:10

O presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho, afirma que o objetivo da empresa é, em longo prazo, ajudar no crescimento do país

São Paulo ; De acordo com o Google, o Brasil está entre os cinco principais mercados de usuários e de engajamento das setes plataformas da empresa. Para atender ao público brasileiro, que está sempre on-line e em busca de novidades, a multinacional anunciou, nessa quinta-feira (7/6), uma série de novidades e investimentos no país, durante o evento Google For Brasil. Só nos últimos meses foram investidos R$ 700 milhões na área.

[SAIBAMAIS]O presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho, afirma que o objetivo da empresa é, em longo prazo, ajudar no crescimento do país. "O Google está investindo no Brasil e fazendo sua parte na economia. Contribuindo para o usuário aproveitar tudo do on-line, com produtos e serviços mais inclusivos", explica.

A empresa busca expansão no Brasil e pretende, ainda em 2018, abrir processo seletivo para a contratação de 50 engenheiros. O diretor de engenharia da multinacional para a América Latina, Berthier Ribeiro-Neto, ressalta que esses profissionais da empresa em Minas Gerais desenvolvem trabalhos globais, e não adaptações para o Brasil. "O Google tem investido agressivamente no Brasil. Nós vamos aumentar a engenharia em Belo Horizonte entre 30 e 40%", revela Ribeiro-Neto.

Um dos grandes investimentos da multinacional é o Monet, um cabo de transmissão de dados submarino, que conecta Boca Raton, na Flórida (EUA), à Fortaleza (CE) e depois Praia Grande. A estrutura, que já está em operação, é responsável por boa parte dos dados que trafegam na internet. Com 10.556 km de extensão e seis pares de fibra óptica, são capazes de entregar até 64 terabytes de dados por segundo.

Esses cabos são os responsáveis por boa parte dos dados que trafegam na internet

Veja as outras novidades anunciadas pelo Google

Chegada do Android Go

Com a promessa de "muito mais potência para smartphones básicos e o melhor do Android, com apps novos e reformulados, capaz de deixar até os smartphones Android mais baratos uma maravilha", também foi lançado o Android Go. Ele é uma versão do sistema operacional Android otimizada para smartphones de entrada (com memória RAM entre 512MB e 1GB).

Os cinco aparelhos, lançados pelos fabricantes Alcatel, Multilaser e Positivo, estarão no mercado nos próximos meses. Para garantir uma experiência aprimorada, três importantes componentes foram otimizados: o sistema operacional, os aplicativos do Google e o Play Store.

Novidades no Google Assistente

De acordo com a empresa, o português brasileiro só fica atrás do inglês na quantidade de downloads no Google Assistente. O Brasil está entre os três mercados que mais usam o assistente inteligente em smartphones em todo o mundo. Para atender esse grande público, foi anunciado que, a partir dos próximos dias, os brasileiros poderão usar o assistente do Google para ouvir notícias, reservar restaurante, pedir comida, comprar entrada de cinema ou chamar um carro de aplicativo.

Além disso, o Google Assistente permitirá que seus usuários usem apenas a voz para enviar mensagens no WhatsApp, ouvir músicas no Spotify, ver vídeos no YouTube e fazer streaming de séries no Netflix, entre mais de um milhão de funções que estarão disponíveis.

Art Selfie

A Art Selfie que combina a selfie do usuário a alguma obra de arteOutra novidade é o lançamento do . A Art Selfie que combina a selfie do usuário a alguma obra de arte, está entre as coleções disponíveis no app, e mostra algumas opções das que mais se assemelham à pessoa. São mais de 1.600 retratos e obras na ferramenta ; de Ziraldo a Monet, da história da moda à arte de rua ; e mais de 500 pertencem a museus brasileiros.

Projeto para proteger crianças

No próximo dia 19, o Google lançará no Brasil o projeto Seja Incrível na Internet, uma combinação de game interativo com treinamentos para professores e material didático gratuito para pais e professores sobre segurança on-line, cidadania digital e ferramentas para melhorar a relação das crianças com o mundo conectado. O programa inclui uma gama de recursos específicos para crianças, educadores e pais, para que todos tenham as ferramentas necessárias para aprender e participar da conversa.

O repórter viajou a convite do Google Brasil

*Estagiário sob supervisão de Jacqueline Saraiva


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação