Publicidade

Correio Braziliense

Android Go, assistente, art selfie... Quais novidades do Google no Brasil?

Empresa diz que investiu mais de R$ 700 milhões no país nos últimos e pretende contratar nos próximos meses


postado em 08/06/2018 13:10 / atualizado em 11/06/2018 07:47

O presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho, afirma que o objetivo da empresa é, em longo prazo, ajudar no crescimento do país(foto: Luciana Aith/Divulgação)
O presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho, afirma que o objetivo da empresa é, em longo prazo, ajudar no crescimento do país (foto: Luciana Aith/Divulgação)

 

São Paulo – De acordo com o Google, o Brasil está entre os cinco principais mercados de usuários e de engajamento das setes plataformas da empresa. Para atender ao público brasileiro, que está sempre on-line e em busca de novidades, a multinacional anunciou, nessa quinta-feira (7/6), uma série de novidades e investimentos no país, durante o evento Google For Brasil. Só nos últimos meses foram investidos R$ 700 milhões na área.  

 

O presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho, afirma que o objetivo da empresa é, em longo prazo, ajudar no crescimento do país. "O Google está investindo no Brasil e fazendo sua parte na economia. Contribuindo para o usuário aproveitar tudo do on-line, com produtos e serviços mais inclusivos", explica. 

 

A empresa busca expansão no Brasil e pretende, ainda em 2018, abrir processo seletivo para a contratação de 50 engenheiros. O diretor de engenharia da multinacional para a América Latina, Berthier Ribeiro-Neto, ressalta que esses profissionais da empresa em Minas Gerais desenvolvem trabalhos globais, e não adaptações para o Brasil. "O Google tem investido agressivamente no Brasil. Nós vamos aumentar a engenharia em Belo Horizonte entre 30 e 40%", revela Ribeiro-Neto. 

 

Um dos grandes investimentos da multinacional é o Monet, um cabo de transmissão de dados submarino, que conecta Boca Raton, na Flórida (EUA), à Fortaleza (CE) e depois Praia Grande. A estrutura, que já está em operação, é responsável por boa parte dos dados que trafegam na internet. Com 10.556 km de extensão e seis pares de fibra óptica, são capazes de entregar até 64 terabytes de dados por segundo.  

 

Esses cabos são os responsáveis por boa parte dos dados que trafegam na internet(foto: Divulgação)
Esses cabos são os responsáveis por boa parte dos dados que trafegam na internet (foto: Divulgação)
 

Veja as outras novidades anunciadas pelo Google

 

Chegada do Android Go 

 

Com a promessa de "muito mais potência para smartphones básicos e o melhor do Android, com apps novos e reformulados, capaz de deixar até os smartphones Android mais baratos uma maravilha", também foi lançado o Android Go. Ele é uma versão do sistema operacional Android otimizada para smartphones de entrada (com memória RAM entre 512MB e 1GB).

 

Os cinco aparelhos, lançados pelos fabricantes Alcatel, Multilaser e Positivo, estarão no mercado nos próximos meses. Para garantir uma experiência aprimorada, três importantes componentes foram otimizados: o sistema operacional, os aplicativos do Google e o Play Store. 

 

Novidades no Google Assistente 

 

De acordo com a empresa, o português brasileiro só fica atrás do inglês na quantidade de downloads no Google Assistente. O Brasil está entre os três mercados que mais usam o assistente inteligente em smartphones em todo o mundo. Para atender esse grande público, foi anunciado que, a partir dos próximos dias, os brasileiros poderão usar o assistente do Google para ouvir notícias, reservar restaurante, pedir comida, comprar entrada de cinema ou chamar um carro de aplicativo. 

 

Além disso, o Google Assistente permitirá que seus usuários usem apenas a voz para enviar mensagens no WhatsApp, ouvir músicas no Spotify, ver vídeos no YouTube e fazer streaming de séries no Netflix, entre mais de um milhão de funções que estarão disponíveis. 

 

Art Selfie 

 

A Art Selfie que combina a selfie do usuário a alguma obra de arte(foto: Divulgação )
A Art Selfie que combina a selfie do usuário a alguma obra de arte (foto: Divulgação )
Outra novidade é o lançamento do Google Arts & Culture. A Art Selfie que combina a selfie do usuário a alguma obra de arte, está entre as coleções disponíveis no app, e mostra algumas opções das que mais se assemelham à pessoa. São mais de 1.600 retratos e obras na ferramenta – de Ziraldo a Monet, da história da moda à arte de rua – e mais de 500 pertencem a museus brasileiros.

Projeto para proteger crianças

No próximo dia 19, o Google lançará no Brasil o projeto Seja Incrível na Internet, uma combinação de game interativo com treinamentos para professores e material didático gratuito para pais e professores sobre segurança on-line, cidadania digital e ferramentas para melhorar a relação das crianças com o mundo conectado. O programa inclui uma gama de recursos específicos para crianças, educadores e pais, para que todos tenham as ferramentas necessárias para aprender e participar da conversa. 

 

O repórter viajou a convite do Google Brasil 

*Estagiário sob supervisão de Jacqueline Saraiva


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade