Tecnologia

Robô pode ajudar em estudos com seres vivos no fundo do mar

Máquina impressa em 3D pode manipular seres frágeis sem machucá-los

postado em 27/08/2018 06:30
Protótipo pega um pepino-do-mar a mais de 1.200 metros de profundidade: habilidade com seres frágeis
Interagir com organismos vivos no fundo do mar é um desafio para pesquisadores, que recorrem a dispositivos de metais pouco flexíveis. Uma equipe da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criou um robô que pode resolver esse problema. A máquina é impressa em 3D e consegue manipular seres de corpo mole e altamente frágeis sem machucá-los. Além disso, há a possibilidade de alterar o formato dela no meio da exploração científica.

;Como as expedições para partes remotas do mundo são caras e demoradas para planejar, a impressão imediata de manipuladores robóticos compactos oferece uma solução em tempo real para melhor entender e interagir com delicados ambientes de águas profundas;, ressalta Daniel Vogt, um dos autores do estudo que detalha a solução tecnológica, divulgado recentemente na revista PLOS One.

Vogt e colegas testaram o protótipo, de outubro a novembro de 2017, em uma expedição em mar profundo na Área Protegida das Ilhas Fênix, no Oceano Pacífico. Eles projetaram, imprimiram em 3D e usaram manipuladores robóticos para interagir com espécies a até 2.224 metros de profundidade usando um veículo operado remotamente. Com base no feedback instantâneo, a equipe redesenhou as peças, adicionando, por exemplo, unhas às pontas dos dedos da máquina. A modificação a ajudou a segurar com mais facilidade animais frágeis, como o pepino-do-mar.

;Através da impressão 3D, podemos inovar rapidamente e criar robótica leve para interagir com animais delicados, que anteriormente não eram examinados porque eram muito frágeis;, diz David Gruber, coautor do estudo. ;Isso também oferece um meio menos invasivo de interagir com organismos marinhos profundos de crescimento lento, alguns dos quais podem ter até 18.000 anos de idade;, destaca Vogt.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação