Tecnologia

Novo fone cancela ruídos externos sem danificar estrutura do ouvido

Fone impede que o barulho chegue ao usuário combinando sistema sem fio de microfone e rádio com métodos convencionais de cancelamento de som

Paloma Oliveto
postado em 10/09/2018 06:00
Homem escuta música em fone de ouvido
Poucas coisas podem ser tão irritantes quanto tentar se concentrar em uma tarefa e ser interrompido pelo som de conversa. Ou estar em casa e ter de aguentar a reforma do vizinho. Muita gente recorre aos fones de ouvido para abafar o barulho, mas, além de não conseguir bloquear o ruído por completo, esse equipamento é incômodo e, dependendo do volume, pode causar surdez temporária ou até perda auditiva permanente, segundo uma pesquisa israelense. Para contornar o problema, engenheiros da Universidade de Illinois desenvolveram um sistema que elimina o ruído sem danificar a estrutura do ouvido.

;Nosso objetivo não é bloquear o canal auditivo;, explica Sheng Shen, candidato a pós-doutorado no Laboratório de Ciências Coordenadas da universidade e responsável pelo desenvolvimento do projeto. De acordo com ele, a equipe imaginou um equipamento que, diferentemente dos tradicionais, não emite som para abafar o ruído. Ele tem a aparência de um fone normal, mas o que faz é impedir que o barulho externo chegue até o usuário. O sistema é composto também por um microfone e um rádio sem fio.

[SAIBAMAIS];A ideia é a seguinte: imagine que Bob está lendo um livro no escritório e toda hora é incomodado por conversas no corredor. Então, ele coloca um pequeno dispositivo sem fio na porta, equipado com um microfone e um rádio sem fio. Quando o ruído começa, ele atinge primeiro o microfone do aparelho. Então, o barulho é encaminhado como onda sonora para o fone;, exemplifica Shen. Como o sinal sem fio viaja a uma velocidade milhões de vezes mais rápida que o som, o fone de ouvido é informado do ruído, muito antes que ele chegue.

Assim, quando finalmente o barulho se aproxima, o equipamento tem tempo suficiente para preparar uma estratégia antirruído, e o usuário não ouve nada. ;É semelhante ao que ocorre com raios e trovões ; o raio chega muito antes do trovão, permitindo que as pessoas se preparem;, diz Romit Roy Choudhury, professor da Universidade de Illinois e orientador de Shen. ;Da mesma forma, nosso dispositivo de ouvido recebe as informações de som antecipadamente e tem muito mais tempo para produzir um sinal melhor.;

Shen explica que já existem no mercado fones com objetivo de bloquear ruído, mas com uma tecnologia diferente. Nesses casos, para cancelar o barulho, esses equipamentos emitem um sinal para contrastar com os sons externos. Porém, o tempo entre a detecção do ruído e a ativação do recurso de bloqueio é muito curto. Como resultado, sempre passa algum barulho. Para que isso não ocorra, o usuário precisa colocar fones internos, o que pode prejudicar a audição.

A equipe admite, porém, que há limitações. O sistema só funciona se o microfone estiver entre a fonte de ruído e o usuário. Se o barulho vier de diversas direções, será necessário colocar mais microfones ao redor da pessoa que deseja bloquear o som. Porém, nos testes realizados durante a pesquisa, o dispositivo superou um fone líder no mercado e foi mais bem avaliado pelos participantes.

Shen também esclarece que não é preciso se preocupar com questões sobre privacidade. ;A preocupação mais comum é que o dispositivo registre secretamente a conversa de alguém. Mas esse equipamento é analógico, por isso não tem capacidade de gravar o som;, tranquiliza. ;Isso vai mudar a maneira como pensamos no cancelamento de ruído, com redes de sensores coordenados para permitir ambientes mais silenciosos e mais confortáveis;, afirma Haitham Hassanieh, professor da instituição que participou do projeto.


;Isso vai mudar a maneira como pensamos no cancelamento de ruído, com redes de sensores coordenados para permitir ambientes mais silenciosos e mais confortáveis;
Haitham Hassanieh, professor da Universidade de Illinois e participante do projeto

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação