Tecnologia

Missão da nave espacial Dawn da Nasa acaba após ficar sem combustível

Após a espaçonave perder a comunicação com a Deep Space Network da Nasa na quarta e na quinta-feira, a agência espacial declarou oficialmente que estava morta

Agência France-Presse
postado em 01/11/2018 20:02
A nave não tripulada viajou 6,9 bilhões de quilômetros desde o seu lançamento, em 2007
Dawn, uma nave espacial da Nasa lançada há 11 anos, que estudou dois dos maiores objetos do cinturão de asteroides, terminou sua missão após ficar sem combustível, anunciaram autoridades nesta quinta-feira.

Os cientistas sabiam há cerca de um mês que a Dawn estava essencialmente sem a hidrazina, o combustível que mantinha a antena da nave voltada para a Terra e ajudava seus painéis solares a se orientarem para o Sol para recarregar.

Uma vez que a espaçonave perdeu a comunicação programada com a Deep Space Network da Nasa na quarta e na quinta-feira, a agência espacial declarou oficialmente que estava morta.

"O fato de a placa no meu carro dizer ;Meu outro veículo está no cinturão principal de asteroides; mostra o orgulho que sinto pela Dawn", disse o diretor de missão e engenheiro-chefe Marc Rayman em um laboratório da Nasa.

"As exigências que colocamos na Dawn foram enormes, mas ela sempre enfrentou o desafio. É difícil dizer adeus a esta incrível nave espacial, mas está na hora".

Thomas Zurbuchen, administrador associado da Direção de Missões Científicas da Nasa em Washington elogiou a "ciência vital" e os "incríveis feitos técnicos" da Dawn.

Ela se tornou a única nave espacial a orbitar um corpo cósmico no cinturão principal de asteroides entre Marte e Júpiter em 2011, quando começou a circundar o asteroide Vesta.

Se mudou para o planeta anão Ceres em 2015, tornando-se a primeira nave a visitar um planeta com essas características e a única em sua órbita, recordou a Nasa.

A nave não tripulada viajou 6,9 bilhões de quilômetros desde o seu lançamento, em 2007. Espera-se que permaneça em órbita em Ceres por décadas, mas não será mais capaz de se comunicar com a Terra.

Zurbuchen disse que o aprendizado científico da missão da Dawn continuará. "As imagens e dados surpreendentes que Dawn compilou de Vesta e Ceres são fundamentais para entender a história e a evolução do nosso sistema solar", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação