Tecnologia

Máquina de empresa israelense cria água a partir do ar

O gerador de média escala GEN-350 da Watergen pode produzir uma média de 600 litros de água potável por dia

Agência France-Presse
postado em 05/11/2018 16:29
Imagine se você pudesse saciar sua sede com uma água que não se origina de um rio, fonte ou lago, mas que vem diretamente do céu azul, do ar que te rodeia. Isso pode soar como um filme de ficção científica, mas já é uma realidade, e é potencialmente para todos.

A nova tecnologia, desenvolvida pela Watergen, uma empresa de tecnologia sediada em Israel, está atualmente sendo exibida na capital do Vietnã, Hanói.

E é assim que funciona a magia ar-água dentro da máquina: o gerador de água atmosférica absorve o ar ambiente através de um filtro e o resfria até seu ponto de orvalho, extraindo água através da condensação. A água é então purificada, mineralizada e está pronta e segura para beber.

Água potável em qualquer lugar

O gerador de média escala GEN-350 da Watergen pode produzir uma média de 600 litros de água potável por dia. Ele vem com um reservatório embutido e um sistema de tratamento de água.

No Vietnã, com sua alta umidade do ar, a máquina pode extrair ainda mais água, diz o presidente da Watergen, Michael Mirilashvili: "Aqui no Vietnã, nos três locais onde testamos a tecnologia, ela se saiu melhor do que esperávamos".

Uma unidade de grande escala pode extrair até 5000 litros por dia. Ela é projetada para fornecer água para aproximadamente 2500 pessoas por dia, e pode ser instalada em um telhado e conectada diretamente à rede de água do edifício.

Um pequeno gerador, GENNY, pode fornecer água potável para residências e escritórios, e gera de 25 a 30 litros por dia. As máquinas só precisam de infraestrutura elétrica para operar e podem ser instaladas em qualquer lugar.

A Watergen quer levar sua tecnologia ainda mais longe: "Nossos cientistas já desenvolveram a tecnologia que implementa a tecnologia de núcleo Watergen dentro de carros, ônibus, trens e todos os tipos de transporte", diz Mirilashvili.

O veículo em movimento irá gerar a energia para o gerador de água atmosférica, para fornecer água potável em qualquer lugar, a qualquer hora.

Mirilashvili também destaca que o uso de geradores de água atmosférica pode reduzir drasticamente o lixo plástico.

Acesso a água durante secas

No Vietnã, país que ainda sofre com escassez e má qualidade da água, a demanda por soluções de água limpa está aumentando, disse o embaixador de Israel no Vietnã, Nadav Eshcar.

"O Vietnã é um dos países mais afetados pelo aquecimento global, e vem sofrendo com as secas na região Sul e Central nos últimos tempos. Em Israel, já temos soluções, que estamos apresentando aqui", afirmou Eshcar.

O gerador da Watergen já está em uso em vários lugares ao redor do mundo, como Índia, Estados Unidos, América Latina, China, Rússia e vários países africanos. Também está sendo listado como um dos pioneiros da tecnologia de 2018 pelo Fórum Econômico Mundial.

O gerador de água apresentado no evento "Israel no coração de Hanói" é um presente da Watergen para o Comitê Popular de Hanói. Ele estará em exposição no centro da cidade por um mês, permitindo que os cidadãos de Hanói tomem um gole do céu.

A exposição coincide com uma comemoração dos 25 anos das relações diplomáticas entre Israel e o Vietnã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação