Tecnologia

Entenda em cinco pontos o que muda com as novas regras do Whatsapp

Aplicativo vai limitar o número de contatos para quem os usuários da plataforma podem encaminhar uma mensagem

postado em 21/01/2019 18:10
Celular com Whatsapp aberto
O serviço de mensagens instantâneas Whatsapp anunciou nesta segunda-feira (21/1) que vai limitar o número de contatos para quem os usuários da plataforma podem encaminhar uma mensagem. O número, que antes era 20, passará a ser apenas cinco a partir da próxima atualização, prevista para ser disponibilizada já nesta segunda, primeiro para os aparelhos Android e, em seguida, para iPhones. Abaixo, você fica sabendo, em cinco pontos, o que a mudança representa na prática.

Para quantas pessoas poderei encaminhar uma mensagem?

Com a mudança, será possível encaminhar mensagens para apenas cinco contatos por vez. É possível, porém, encaminhar uma mensagem para cinco pessoas, depois para mais cinco e assim sucessivamente.

O que muda nos grupos?

Será possível continuar enviando mensagens para grupos. Porém, cada grupo conta como um contato. Ou seja: será possível encaminhar uma mensagem para cinco grupos (ou para um grupo e quatro contatos, por exemplo).

Quando a mudança começa a valer?

A partir da próxima atualização. A previsão da empresa que administra o Whatsapp era de que a nova versão fosse disponibilizada para usuários Android ainda nesta segunda. A do iOS deve vir nos próximos dias. Se alguém ainda estiver conseguindo compartilhar mensagens para mais de cinco pessoas é porque não está usando a versão mais nova do app.

Quem será afetado?

Todos os mais de 1,3 bilhão usuários de do Whatsapp do mundo. Independente do sistema operacional ou do país.

O que motivou essa mudança?

O objetivo da atualização é conter a disseminação de fake news. Antes, o limite de encaminhamentos era 20. Contudo, desde julho a empresa vem testando o novo limite. A mudança aconteceu primeiro na Índia ; onde, segundo o Whatsapp, as pessoas mais encaminham mensagens, fotos e vídeos. Passados seis meses, a equipe do mensageiro disse ter avaliado o teste "criteriosamente" e tomado a decisão de estender a medida para o mundo todo: "Continuaremos avaliando os feedbacks dos usuários sobre a experiência deles e buscando novas formas de lidar com conteúdo viral", disse a empresa, em nota.
Antes mesmo do teste, também em julho, o app já informava os usuários quando eles recebiam uma mensagem encaminhada. Tais mudanças servem, segundo a empresa, para "manter o Whatsapp dentro do princípio em que ele foi desenvolvido: um aplicativo de mensagens privadas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação