Publicidade

Correio Braziliense

Google anuncia parceria com marca brasileira para produtos de smart home

Outro lançamento anunciado é o celular Positivo P70S, que permite o controle total do aparelho apenas com comandos vocais


postado em 06/06/2019 11:55 / atualizado em 07/06/2019 16:42

Marvin Chow, vice presidente de marketing do Google, apresenta novidades no setor de tecnologia da empresa(foto: Ana Carolina Fonseca/CB/D.A Press)
Marvin Chow, vice presidente de marketing do Google, apresenta novidades no setor de tecnologia da empresa (foto: Ana Carolina Fonseca/CB/D.A Press)

Durante a terceira edição do Google for Brasil, o vice presidente de marketing da companhia, Marvin Chow, anunciou o lançamento de produtos integrados com a marca brasileira Positivo, a partir de R$99, na manhã desta quinta-feira (6/6).

 

A linha é voltada para produtos de smart home - casa inteligente - como lâmpadas, plugue para tomadas, câmeras, sensores e alarme. O conjunto de produtos funciona por meio de comando de voz do Google Assistente. Os equipamentos estarão disponíveis nas lojas até o fim de junho.

 

Outro lançamento anunciado é o celular Positivo P70S, com botão dedicado de assistente de voz, que permite o controle total do aparelho apenas com comandos vocais. Este é o primeiro smartphone com sistema KaiOS do Brasil. A tecnologia é focada principalmente no público com dificuldade de leitura e interpretação, além de portadores de deficiência visual. O preço anunciado é de R$ 279 e o aparelho também chega às lojas até o final do mês.

 

Google Assistente 

 

A ferramenta foi lançada no Brasil em agosto de 2017. Desde então, o país está entre os três mercados do mundo que mais usam a tecnologia de voz. Uma pesquisa recente da empresa mostra que mais de 60% dos brasileiros já usaram a voz para controlar os smartphones.

 

Para Marvin Chow, o grande desafio da funcionalidade é criar e melhorar a tecnologia complexa por trás do comando de voz. Segundo o vice de marketing do Google, o desenvolvimento do produto passa por duas frentes: entender a fala, com as complexidades de sintaxe, dialetos e sotaques, e entender a intenção do falante, uma mistura de sentimento com contexto. 

 

O que é 

Voltando no tempo: lembra do celular com teclado? Aquele que cada tecla correspodia a um número e três letras? Aquele era o feature phone. 

 

O P70S, lançamento anunciado pela Positivo e Google, é um smart feature phone, que combina características dos modelos atuais com aqueles do passado. É o que explica o representante da Positivo Jorge Paes Bosch: "Agora você pode 'escrever' uma mensagem apenas com a voz. Essa tecnologia foi uma das coisas que tornou o feature phone inteligente, smart", afirma. Além disso, esse novo modelo traz funcionalidades atuais, como o Whatsapp, para o formato antigo. 

 

O mercado de features no Brasil é atualmente de dois a três milhões de unidades, segundo Bosch, o que ele considera representativo. O segmento resiste por causa de pessoas que ainda desejam a usabilidade de um feature phone. No entanto, ele acredita que a área pode crescer, já que muitas pessoas se viram obrigadas a trocar os modelos antigos por smarts devido à ausência de funcionalidades como o Whatsapp e outros aplicativos hoje cotidianos. O smart feature supriria essa demanda de união dos segmentos, argumenta o representante. 

 

Ver galeria . 8 Fotos Ana Carolina Fonseca/CB/D.A Press
(foto: Ana Carolina Fonseca/CB/D.A Press )

 

*A repórter viajou a convite do Google. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade