Tecnologia

Em 50 anos de existência, FNDCT já financiou mais de 700 projetos

No discurso de comemoração, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, destacou sobre a importância dos investimentos no setor para o desenvolvimento econômico

Catarina Loiola*
postado em 22/08/2019 14:00
[FOTO1] Em 50 anos de existência, o Fundo Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) já financiou mais de 700 projetos de inovação com mais de 400 milhões de reais. O Conselho Diretor do Fundo realizou uma celebração do seus 50 anos, nesta quinta-feira (22), no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em Brasília. ;Nós temos as ferramentas, temos a inteligência, temos a capacidade. Precisamos achar o caminho através da ciência e da tecnologia para fincar nossa bandeira na lua do sucesso do país, em termos de desenvolvimento econômico e social;, ressaltou o ministro Marcos Pontes em comparação ao feito estadunidense de chegar à lua.

[SAIBAMAIS] Durante o evento foram lançados a nova marca do FNDCT e exposição com 35 projetos de destaque que tiveram apoio do fundo. Entre os projetos inclui-se mais de 33 startups e o programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), que promove internet gratuita para localidades consideradas em estado de vulnerabilidade social, em parceria com o Ministério da Educação e com o Ministério da Saúde.

Fundado em 1969, o FNDCT funciona como instrumento financeiro de integração da ciência e tecnologia com a política de desenvolvimento nacional sob o objetivo de apoiar financeiramente programas e projetos prioritários nacionais. O Brasil ocupa a 66; posição no ranking de inovação entre 129 países, segundo o Índice Global de Inovação (IGI), en pesquisa foi divulgada em junho. O país perdeu duas posições em relação ao ano anterior, em que ocupava o 64; lugar. ;Países desenvolvidos em crise investem mais em ciência e tecnologia, porque esse é caminho;, destacou Marcos Pontes.

Os recursos do FNDCT são utilizados para apoiar atividades de inovação e pesquisa em empresas e instituições científicas e tecnológicas - ICTs, podendo ser implementados pela Financiadora de Estudos e Projetos, na qualidade de Secretária Executiva do Fundo, ou de forma descentralizada, em que os recursos são transferidos para outros parceiros que ficam responsáveis pela implementação da ação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação