Tecnologia

Preocupação com segurança de dados cresce e impulsiona mercado de backup

Armazenar e proteger dados se tornou fundamental para os negócios. Empresa referência no setor realiza encontro com empresários do DF nesta quinta-feira

André Phelipe*
postado em 10/10/2019 17:42

Armazenar e proteger dados se tornou fundamental para os negócios. Empresa referência no setor realiza encontro com empresários do DF nesta quinta-feiraEm tempos de extrema valorização da informação, a segurança dos dados se tornou vital para as corporações. Assim, poucos setores crescem tanto quanto o de backup e recuperação de dados. Levantamento realizado pela consultoria norte-americana Grand View Research, publicado neste ano, estima que esse mercado deve alcançar, em 2025, um volume de negócios superior aos US$ 26 bilhões.

Elder Jascolka, country manager da Veeam Software Brasil, explica que o backup é, basicamente, uma cópia de segurança de arquivos. Em casa, as pessoas fazem essas cópias em pen drives, HD externos e CDs, por exemplo. No mundo das empresas, porém, a questão fica mais complexa.

"Empresas geram e armazenam um grande volume de dados e precisam de soluções mais robustas para realizar essas cópias de segurança, como em fitas magnéticas ou na nuvem. Esses ambientes têm recursos avançados de segurança para preservar a integridade das informações armazenadas ali, como a manutenção dos dados criptografados", menciona.

Os dados, segundo ele, são os principais ativos de uma organização e perdê-los pode representar danos jurídicos, financeiros e até de reputação. Porém, recente estudo elaborado pela própria Veeam mostra que 82% das organizações admitem que não atendem as demandas dos usuários/clientes por acesso ininterrupto a dados e serviços, e 59% revelaram que perderam ou sofreram com a falta de confiança dos clientes por mau gerenciamento no setor.

"Empresas que não conseguem recuperar dados e ficam inabilitadas de operar, mesmo que por algumas poucas horas, têm prejuízos enormes. Nos dias de hoje, praticamente tudo gira em torno da TI: fabricação de produtos, processos internos, pagamentos diversos, relatórios, logística, comunicação e tudo o mais. Quando o incidente envolve dados de clientes, então, o risco é maior ainda", destaca Jascolka.

[SAIBAMAIS]

Mercado do DF

Um dos líderes mundiais do setor, a Veeam aponta que o mercado brasileiro em expansão, inclusive no Distrito Federal. Nesta quinta-feira (10/10), a empresa reuniu em Brasília executivos para um encontro que tratou de temas cruciais para os negócios, como gerenciamento de grandes quantidades de dados, transformação de informações em novas fontes de receita e a proteção dos dados a fim de impedir vazamentos.

Segundo o executivo, a Veeam tem mais de 2 mil clientes no Brasil e está em processo de expansão regional no Distrito Federal, onde mantém dezenas de clientes de diversos segmentos e portes. "O Distrito Federal é um estado chave para nós e será fundamental para crescermos localmente", afirma Jascolka.

A esses clientes, uma das novidades da empresa é o Veeam Backup & Replication, um aplicativo que ajuda as empresas a proteger seus dados em qualquer ambiente (virtual, físico ou nuvem). Somente neste ano, o produto já conta com mais de 350 downloads.

*Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação