Tecnologia

Meios de comunicação franceses processarão o Google

Os veículos também pressionarão o governo a agir contra o mecanismo de busca na Internet, anunciou em coletiva de imprensa a aliança que reúne dezenas de jornais locais

Agência France-Presse
postado em 24/10/2019 08:01
[FOTO1]Os meios de comunicação franceses informaram nesta quinta-feira (24/10) que vão processar o Google perante a autoridade da concorrência da França por se recusar a pagar à imprensa pela publicação de seus conteúdos, desafiando uma nova legislação europeia sobre divisão de receitas digitais.

Os veículos também pressionarão o governo a agir contra o mecanismo de busca na Internet, anunciou em coletiva de imprensa a aliança que reúne dezenas de jornais locais, regionais e nacionais franceses.

A mídia francesa será forçada a permitir que a gigante americana use de forma gratuita trechos de seus conteúdos, caso contrário, suas informações serão menos visíveis nos resultados do motor de busca , o que reduzirá o número de usuários que visitam suas páginas.

[SAIBAMAIS]O Google aplicou esse dispositivo unilateralmente, apesar da entrada em vigor nesta quinta-feira dos "direitos relacionados", um novo mecanismo que deve permitir uma melhor distribuição da renda na Internet em benefício dos produtores de informação.

Essa decisão do Google, anunciada há um mês, provocou a ira da imprensa e do governo franceses, cujas condições impostas pelo grupo americano constituem uma afronta inaceitável e uma violação da legislação francesa e europeia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação