Tecnologia

Celulares adiantam hora em dia de Enem mesmo sem horário de verão

A confusão repercutiu nas redes sociais e o assunto ficou em primeiro lugar nos Trending Topics do Twitter. Saiba como corrigir o erro

Hellen Leite
postado em 03/11/2019 09:07
[FOTO1]Pela segunda vez em menos de um mês, o relógio de alguns telefones celulares adiantou automaticamente em uma hora neste domingo (3/11). A mudança aconteceu mesmo sem a adoção do horário de verão em 20119.

A confusão repercutiu nas redes sociais. No Twitter, o assunto ficou em primeiro lugar nos Trending Topics nas primeiras horas da manhã. Vários usuários relataram que muita gente chegou com antecedência aos compromissos deste domingo.





A mudança no sistema de hora dos celulares acontece justamente no primeiro fim de semana de provas do Enem. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou um comunicado reforçando que a prova acontece no horário de Brasília e que não há horário de verão neste ano.



O mesmo problema já havia sido registrado no fim de semana de 19 e 20 de outubro, data padrão da mudança. O Google havia publicado, na última sexta-feira, um anúncio oficial em que recomendava que usuários do sistema Android no Brasil alterassem as configurações automáticas de data e hora. A sugestão é que a desativação seja mantida até o dia 16 de fevereiro, quando o horário de verão chegaria ao fim, caso estivesse em vigor.

Confira o passo a passo para corrigir o erro:


Passo 1: Entre na internet e digite no Google "hora certa";

Passo 2: Em Aplicativos, procure as "Configurações" e selecione a opção "Sistema";

Passo 3: Dentro dessa tela clique em "Data e hora" e em seguida desmarque a opção "Data e hora automáticas"

Passo 4: Clique em "Definir data e hora" e atrase o relógio para o horário correto.

Horário de verão

O horário de verão foi criado em 1931 com o intuito de economizar energia, a partir do aproveitamento de luz solar no período mais quente do ano, e tem sido aplicado no país, sem interrupção, ao longo dos últimos 35 anos.

Normalmente, o horário de verão ocorre entre outubro e fevereiro, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora. A suspensão do horário de verão este ano foi anunciada pela Presidência da República em abril deste ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação