Tecnologia

''Por que Lula foi solto?'' Confira as 10 perguntas mais buscadas no Google

O brasileiro buscou vários assuntos iniciando a pergunta com "por que", segundo o Google. Temas como tecnologia e futebol estão entre os preferidos

João Lucas Santana*
postado em 11/12/2019 15:53
[FOTO1]O Google divulgou, na manhã desta quarta-feira (11/12), os resultados das buscas de 2019 no Brasil. As listas proporcionam uma perspectiva única das tendências e principais destaques do ano baseado nas pesquisas e apresentam os termos que mais cresceram nas buscas, em comparação com o ano anterior.
Na categoria de buscas começadas por "Por que" estão dúvidas comuns aos brasileiros durante ano. Instabilidades no WhatsApp, o teste de remoção de curtidas no Instagram, a saída de Carlinhos Brown do programa The voice, e a prisão e soltura do ex-presidente Lula estão entre as perguntas mais pesquisadas no Google.

1- Por que o WhatsApp parou de funcionar hoje?
Os motivos da prisão e da soltura de Lula foram muito buscados no Google em 2019

O WhatsApp pode ficar fora do ar para uma parcela dos seus mais de 1,5 bilhão de usuários no mundo sem aviso prévio. Durante o ano de 2019, as instabilidades no aplicativo de mensagens instantâneas deixaram vários brasileiros em pânico nas horas que se manteve fora do ar.

2- Por que são 21 tiros de canhão?
[FOTO3]

O rito de caráter militar ganhou destaque durante a posse presidencial de Jair Bolsonaro e, logo em seguida, gerou dúvidas por ser muito ligado a guerras e honras fúnebres. Na ocasião, representando a abertura dos trabalhos do chefe do Executivo, e com advento da República, os 21 tiros passaram a ser privativos dos presidentes da República, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.
3- Por que o Japão está na Copa América?
O brasileiro buscou vários assuntos iniciando a pergunta com

A competição que, desde 1993, conta com países convidados, gerou curiosidade nos espectadores aos trazer na edição deste ano, países participantes como Japão e Catar. É uma forma de acordo comercial entre as confederações. Os convites têm o propósito de facilitar a montagem dos grupos, sem prejudicar o número de jogos nem a disputa dos mata-mata.
4- Por que Carlinhos Brown saiu do The Voice?
[FOTO5]

Na temporada do The Voice Brasil de 2019, a cantora IZA estreou como técnica do programa no lugar de Carlinhos Brown (integrante dos membros técnicos desde a primeira edição), o que gerou especulações de brigas e desavenças do cantor com a Rede Globo. Em nota, a emissora informou que a saída de Brown do programa faz parte do revezamento de técnicos, algo considerado natural dentro do formato do programa internacionalmente.
5- Por que não comer carne na Sexta-Feira Santa?
O brasileiro buscou vários assuntos iniciando a pergunta com

A tradição de jejuar na Sexta-Feira Santa vem do Código de Direito Canônico, que instrui que todas as sextas-feiras do ano devem ser reservadas para a abstinência de carne ou outro alimento. A Semana Santa termina exatamente no domingo de Páscoa, dia da ressurreição de Cristo. Durante o período, os fiéis observam muitas práticas e tradições que são ligadas, principalmente, ao catolicismo, e uma das mais conhecidas diz respeito à abstinência de carne na Sexta-feira Santa.
6- Por que Lula foi solto?
[FOTO7]

Após decisão do STF contra prisão após condenação em 2; instância, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos beneficiados pela decisão. A soltura dele ocorreu um dia após o veredito do Supremo, o que levantou inúmeras comemorações aos apoiadores de Lula, e críticas e dúvidas pela decisão do STF nas redes.
7- Por que ou porque?
Nesses tantos de porquês, o que gera dúvidas nos brasileiros e nos estudantes da língua portuguesa, e de que forma se aplica o uso correto dos porquês nas sentenças durante o dia-a-dia.
8- Por que o Fábio Assunção virou meme?
O brasileiro buscou vários assuntos iniciando a pergunta com
As polêmicas do ator Fábio Assunção, renderam inúmeros vídeos no ano passado e em 2019. O ator viralizou em memes de internet, por causa das festas e curtições. O ator a virou marca registrada do famoso ;Sextou;, rendendo até o meme ;Ativar o Modo Fábio Assunção; durante o carnaval deste ano. Fábio virou canção do grupo La Fúria, além de dar nome a páginas de memes e repercutir como figurinha em grupos.
9- Por que o Instagram vai tirar as curtidas?
[FOTO9]

A intenção do Instagram com a nova atualização de remover número de curtidas foi para evitar bullying e pressão social em seus usuários. O experimento não significa que o Instagram não terá mais curtidas, os usuários poderão conferir a quantidade de likes de seus próprios posts, mas os seguidores não terão mais acesso a esses dados.
10- Por que Lula foi preso?
O brasileiro buscou vários assuntos iniciando a pergunta com
A prisão do ex-presidente rendeu imensas discussões em diversos meios, saindo do espectro político. O que levanta a curiosidade, é que o momento ocorreu em abril do ano passado (2018) e repercutiu nas buscas do Google até mesmo depois das eleições e diante de assuntos mais recentes como a Reforma da Previdência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação