Tecnologia

Conheça ferramentas gratuitas para home office em tempos de coronavírus

Empresas de tecnologia oferecem gratuitamente ferramentas para quem precisar trabalhar de casa por conta do novo coronavírus

Com o impacto do novo coronavírus e o incentivo de empresas estrangeiras para os trabalhadores realizarem tarefas de casa, empresas de tecnologia como a Microsoft e a Google tem liberado ferramentas gratuitamente para auxiliar neste período de epidemia global. 

Ainda não há registros de organizações no Brasil que solicitaram especificamente a seus empregados realizarem o trabalho de casa, no entanto empresas como Facebook e Twitter anunciaram que estão tomando medidas para manter seus funcionários seguros e as pessoas informadas sobre Covid-19, além de tentar conter a divulgação de fake news sobre o assunto. “Estamos realizando um trabalho para divulgar informações corretas, promover interações construtivas e destacar conteúdos confiáveis sobre esse emergente problema," comunicou o twitter em nota.

O microblog ainda informou que está incentivando todos os funcionários da empresa, em todo o mundo a trabalhar em casa, no entanto, para funcionários que preferem ou precisam entrar nos escritórios, eles permanecerão abertos. “Nosso objetivo é reduzir a probabilidade de disseminação do coronavírus Covid-19 para nós - e para o mundo ao nosso redor”, confirmou a assessoria. Apenas em Hong Kong, Japão e Coréia do Sul a medida é obrigatória, devido, em parte, a restrições do governo.

Microsoft Teams

Para usar a ferramenta gratuita da Microsoft, o Microsoft Teams, o usuário precisa fazer um cadastro com seu endereço de e-mail do Gmail ou Outlook e se inscrever na versão disponibilizada. 

A plataforma possibilita que os usuários utilizem um chat, compartilhando arquivos e fazendo chamadas com vídeo. Disponível em duas versões, uma para indivíduos e outra para profissionais de TI, ela pode ser configurada para usos específicos como por exemplo para o serviço de professores, alunos e administradores.

A licença gratuita é válida até janeiro de 2021. É possível realizar videoconferências para até 250 participantes, eventos ao vivo para até 10 mil pessoas, gravação e compartilhamento de tela, além de bate-papo e colaboração em tempo real com os aplicativos do Office. 

Após a epidemia do novo coronavírus houve pico de uso na China e a plataforma registrou um aumento de 500% em suas atividades.  “Ao disponibilizar o Teams para o maior número possível de pessoas, nosso objetivo é apoiar a saúde e a segurança pública, mantendo as equipes conectadas enquanto trabalham remotamente,” informou a Microsoft em nota.

Ferramentas Google

Após o início da crise com o Covid-19 houve um aumento na procura por produtos da Google como Gmail, Agenda, Drive, Classroom, Hangouts Meet, Hangouts Chat e o G Suite para Educação.

Nesta semana a empresa anunciou o acesso gratuito a recursos avançados de videoconferência do Hangouts Meet para todos os clientes globais do G Suite e G Suite para Educação, até 1º de julho de 2020. Novos recursos deverão ser acrescentados, capazes de atender ao aumento na demanda por streaming ao vivo no YouTube. 
 
*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader