Tecnologia

Smartwatches: fita adesiva torna medição de sinais vitais mais precisa

A tecnologia, apresentada na revista especializada Science Advances, usa indicadores químicos encontrados no suor para fornecer informações do que está ocorrendo quimicamente no corpo.

Correio Braziliense
postado em 22/06/2020 06:00
Presa à pulseira, artefato monitora biomarcadores químicos, como a glicoseCientistas criaram uma fita adesiva que faz com que o smart-watch aumente as condições de saúde monitoradas em tempo real. A tecnologia, apresentada na revista especializada Science Advances, usa indicadores químicos encontrados no suor para fornecer informações do que está ocorrendo quimicamente no corpo. 

Os relógios inteligentes ajudam, por exemplo, a acompanhar a distância percorrida e a frequência cardíaca, mas não monitoran a química do corpo. Para isso, precisam rastrear moléculas encontradas em fluidos corporais que funcionam como indicadores da condição de saúde de um indivíduo. A glicose e o lactato são exemplos desses biomarcadores.

Para atender a essa necessidade, os pesquisadores projetaram um filme descartável de dupla face que se prende à parte inferior dos relógios inteligentes. A solução pode detectar quantidades muito pequenas de moléculas presentes no suor do usuário.

“A inspiração para esse trabalho veio do reconhecimento de que já temos mais de 100 milhões de relógios inteligentes e outras tecnologias vestíveis vendidas em todo o mundo que têm poderosos recursos de coleta de dados, computação e transmissão”, ressalta, em comunicado, Sam Emaminejad, professor-assistente de elétrica e informática da Universidade da Califórnia e um dos autores do estudo.

A tecnologia foi testada em um voluntário sedentário, um trabalhador de escritório e praticantes de atividades físicas vigorosas, como boxe. Segundo os criadores, o sistema foi eficaz na ampla variedade de cenários. Eles também observaram que a viscosidade do filme foi suficiente para ele permanecer na pele ao longo de um dia.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags